MTV Video Music Awards: história, shows e polêmicas da premiação

Amanhã, 30, acontece em Los Angeles mais um MTV Video Music Awards, vulgo VMA. A premiação do videoclipe chega a sua 31ª edição sob o comando de ninguém menos que Miley Cyrus. A cantora de Wrecking Ball apresentará a cerimônia deste ano. Desde 2010 que o VMA não tem um ‘host’ oficial, na última apresentadora foi Chelsea Handler. Polêmica como sempre, Miley promete causar muito na cerimônia assim como fez em 2013 em sua performance com Robin Thicke.

Para entrarmos no clima do VMA, nada melhor que recordar os grandes acontecimentos  da premiação da MTV.

Na década de 80, muitos artistas como Madonna e principalmente Michael Jackson, por exemplo, usavam da arte do videoclipe para divulgar suas músicas, álbuns e turnês. Pensando nisso, em 14 de setembro de 1984, a MTV criou um prêmio que coroasse os artistas por seus vídeos, o Video Music Awards. O troféu dos vencedores era um astronauta de prata, o ‘Moonman’, um dos símbolos da emissora. Além dos prêmios distribuídos, a cerimônia também tinha espaço para shows dos indicados. E Madonna, que lançaria seu segundo álbum de estúdio em novembro daquele ano, apresentou a canção título no VMA, Like a Virgin. A apresentação da cantora é considerada até hoje uma das mais icônicas de todos os tempos.

Considerada rival de Madonna na época, a cantora Cyndi Lauper levou o prêmio de Melhor Vídeo Feminino por Girls Just Want to Have Fun. E para surpresa de todos Thriller de Michael Jackson perdeu o prêmio de Vídeo do Ano para You Might Think do The Cars.

E em 1988, Michael ganhou o prêmio Video Vanguard Award por sua contribuição na indústria dos videoclipes. Outros nomes como Janet Jackson, George Michael, Madonna e Guns N’ Roses também ganharam esse astronauta especial. Nesse mesmo ano, o Guns N’ Roses agitaram o VMA com uma performance de Welcome to the Jungle. 

O prêmio atualmente se tornou o Michael Jackson Video Vanguard Award, e já foi entregue para nomes como  Justin Timberlake, Britney Spears e Beyoncé.

Em 1991, o R.E.M. levou nada mais que seis prêmios para casa, incluindo o de Vídeo do Ano, todos pelo polêmico clipe de Losing My Religion. 

Já em 1992, uma certa banda de rock ganhava o prêmio de Revelação por uma certa música chamada Smells Like Teen Spirit. O Nirvana ainda se apresentou com Lithium.

Rock de qualidade foi o que não faltou naquela edição de 92. Além do Nirvana, U2, Pearl Jam, Guns N’ Roses com Elton John e Red Hot Chili Peppers também se apresentaram.

A febre das girlbands e boybands no final da década de 90 levou as britânicas das Spice Girls à América e ao palco do VMA de 1997…

… os Backstreet Boys em 1998 …

… o TLC em 1999 …

… e finalmente o ‘N Sync em 2000.

Já na década de 2000, duas artistas despontaram no cenário da música pop e fizeram grande sucesso por seus videoclipes. Christina Aguilera e Britney Spears também fazem parte da história do VMA. Muitas vezes apontadas como rivais, as cantoras estiveram juntas no palco para chamar a veterana Whitney Houston.

Spears-Aguilera-460_801428c

As duas ainda se apresentaram. Destaque para Christina que cantou ao lado de Fred Durst, vocalista do Limp Bizkit.

Mas quem realmente se destacou nessa edição foi Eminem. O cantor levou três astronautas e ainda fez uma das performances mais memoráveis, entrando no palco do Radio City Music Hall com dezenas de sósias.

Em 2001, Britney Spears também fez história ao dançar com uma cobra durante sua performance de I’m Slave 4 U, encerrando o VMA daquele ano.

Antes de ter o rapper Pitbull como ‘feat’ permanente em suas músicas atuais, a cantora Jennifer Lopez tinha um outro parceiro na década passada, Ja Rule.

2003 é o ano do show mais polêmico de todos os tempos da premiação, a performance que será mencionada sempre que falarmos em VMA. Britney Spears e Christina Aguilera uniram forças com a Rainha do Pop e do VMA, Madonna. Madge beijou as duas antes de chamar Missy Elliott ao palco.

Também em 2003, uma cantora chamada Beyoncé lançava-se em carreira solo. A cantora se apresentou com o namorado na época, Jay Z, e ainda ganhou os prêmios de Melhor Vídeo Feminino, Melhor Vídeo de R&B e Melhor Coreografia por Crazy in Love.

Em 2005, não teve pra ninguém. Só deu Green Day! Com o videoclipe de Boulevard of Broken Dreams American Idiot, o grupo levou sete astronautas de prata, incluindo Vídeo do Ano. E de quebra, abriram a premiação com uma performance histórica.

Outros destaques desse VMA foram as cantoras Shakira e Kelly Clarkson. A colombiana apresentou La Tortura com Alejandro Sanz. Kelly encerrou o VMA com o hit Since U Been Gone, que ainda levou dois prêmios para casa.

O Pan!c at the Disco levou o prêmio de Vídeo do Ano e ainda tocou I Write Sins Not Tragedies na edição de 2006.

Também em 2006, Justin Timberlake fez uma performance eletrizante ao lado de Timbaland.

Já em 2007, uma barbadiana despontou nas paradas com a música do guarda-chuvas. Rihanna ganhou Vídeo do Ano por Umbrella e ainda fez uma ponta na performance do ex-namorado Chris Brown.

Mas quem causou naquele ano foi Britney Spears. Após uma fase difícil, a cantora retomava a carreira com o álbum Blackout. E nada melhor que apresentar o primeiro single, Gimme More, com uma performance no VMA, certo? Não. O show da cantora foi um desastre, e entrou para história da premiação, mesmo que de forma negativa.

Mas se em 2007 Britney fez um show atípico, em 2008 foi sua redenção. A princesa do pop foi a grande vencedora da premiação, levando três Moonman, incluindo Vídeo do Ano.

2009 foi o ano de várias polêmicas, só para variar um pouco se tratando de VMA. Para começar, o primeiro prêmio da noite era o de Melhor Vídeo Feminino. Disputavam o astronauta de prata Katy Perry, P!nk, Kelly Clarkson, Lady Gaga, Taylor Swift e Beyoncé. O ator Taylor Lautner e Shakira anunciam Taylor Swift, a novata cantora country, como a vencedora. Taylor sobe ao palco para receber o prêmio e de repente surge Kanye West, que tira o microfone Taylor e diz que quem merecia ganhar o Moonman era Beyoncé. Sem reação, a cantora acaba não discursando.

kanye-taylor-video-music-awards

Beyoncé que venceu a categoria de Vídeo do Ano por Single Ladies (Put a Ring on it) cedeu à Taylor um espaço para seu agradecimento. Segundo Bey, Taylor merecia ter seu momento. A cantora ainda fez uma das performances mais eletrizantes da noite, levando mais de 50 dançarinas ao palco para fazer a coreografia do hit.

Um show que certamente entrou para a lista de performances épicas do VMA foi a de Lady Gaga. A cantora literalmente deu o sangue cantando Paparazzi. Gaga ainda ganhou três troféus, um deles o de Revelação.

Se em 2009 Gaga sangrou e foi revelação, em 2010 a cantora levou o Vídeo do Ano com Bad Romance e causou muito com seus figurinos, em especial um certo vestido de carne.

lady-gaga-vmas-looks

Eminem voltou a se apresentar na premiação e contou com uma ajuda de peso, Rihanna.

E uma das performances mais comentadas da noite foi a do Florence + The Machine. A potência vocal de Florence Welch surpreendeu muitos que não conheciam o trabalho do grupo.

Na edição de 2011, uma cantora também de grande potência vocal fez uma das apresentações mais simplistas e lindas de todos os VMAs. Adele interpretou o hit Someone Like You.

Gaga voltou a ser o centro das atenções abrindo a premiação com Yoü and I e mais, vestida de homem ou melhor, seu alter ego, Jo Calderone.

E Beyoncé anunciou sua gravidez no palco da MTV, onde cantou uma canção bem representativa, Love On Top.

Katy Perry foi a grande vencedora da noite com três prêmios: Vídeo do Ano por Firework, Melhor Colaboração e Efeitos Visuais por E.T. com Kanye West.

Em 2012, Rihanna voltou a vencer a categoria de Vídeo do Ano e foi responsável por abrir aquele VMA com Cockiness.

Após sete anos sem lançar um álbum, Justin Timberlake quebrou o hiato em 2013. Além de vencer as categorias de Vídeo do Ano, Melhor Edição e Melhor Direção, o cantor foi o homenageado com o Michael Jackson Video Vanguard. Justin fez um medley de seus grandes sucessos e ainda reuniu o ‘N Sync no palco.

Katy Perry apresentou seu novo single, Roar, encerrando aquele VMA.

Ano passado, o VMA contou com a abertura de Ariana Grande, Nicki Minaj e Jessie J. Nicki teve um pequeno ‘problema’ com o zíper de seu vestido durante a performance de Bang Bang. 

Além disso, o VMA 2014 premiou a apresentadora deste ano, Miley Cyrus, com o clipe de Wrecking Ball como Vídeo do Ano. Sia, Eminem, Arcade Fire, Lorde, Ariana Grande, Katy Perry, Ed Sheeran e Fifth Harmony ganharam prêmios. Mas a grande vencedora foi Beyoncé. A cantora ganhou quatro prêmios, incluindo o Video Vanguard Award, entregue pelo marido Jay Z e a filha Blue Ivy. A cantora de Drunk In Love ainda fez uma performance de 15 minutos tocando todas as músicas do seu álbum visual, algo inédito na premiação.

Iggy Azalea, Sam Smith, Usher, 5 Seconds of Summer, Maroon 5 e Taylor Swift também tocaram.

Se você quer conhecer mais histórias, dados e curiosidades da premiação, basta entrar no site da MTV. Tem tudo lá completinho! clique aqui

A líder em indicações deste ano é Taylor Swift, que concorre em dez categorias. Ed Sheeran concorre a seis e Beyoncé a cinco prêmios. Muitos fãs reclamaram da ausência de alguns artistas na lista de indicados. Madonna, maior vencedora de prêmios _ 20 ao todo, ficou de fora mesmo lançando clipes como Living For Love, Ghosttown Bitch I’m Madonna este ano. Meghan Trainor, Fifth Harmony, Ciara, Rihanna, Imagine Dragons são alguns dos artistas ignorados pela MTV.

Entre os que se apresentarão no show de amanhã, a MTV confirmou performances de Nick Jonas, A$AP Rocky, Twenty One Pilots, The Weeknd, Tori Kelly, Macklemore & Ryan Lewis, Pharrell Williams, Demi Lovato, Nicki Minaj e Justin Bieber. Kanye West receberá o Video Vanguard Award deste ano.

Britney Spears, Charlie Puth, Colbie Caillat, Fall Out Boy, Ice Cube, Fifth Harmony, John Legend, Kelly Osbourne e Ne-Yo são alguns dos artistas que marcarão presença amanhã. A MTV Brasil transmitirá a cerimônia. O pré-show começará às 21h e o show principal às 22h. Façam suas apostas!

Veja a lista de indicados:

Vídeo do Ano
Taylor Swift e Kendrick Lamar – Bad Blood
Ed Sheeran – Thinking Out Loud
Beyoncé – 7/11
Mark Ronson e Bruno Mars – Uptown Funk
Kendrick Lamar – Alright

Melhor Vídeo Feminino
Taylor Swift – Blank Space
Beyoncé – 7/11
Nicki Minaj – Anaconda
Sia – Elastic Heart
Ellie Goulding – Love Me Like You Do

Melhor Vídeo Masculino
Ed Sheeran – Thinking Out Loud
Mark Ronson feat. Bruno Mars – Uptown Funk
Kendrick Lamar – Alright
The Weeknd – Earned It
Nick Jonas – Chains

Melhor Colaboração
Taylor Swift e Kendrick Lamar – Bad Blood
Mark Ronson e Bruno Mars – Uptown Funk
Wiz Khalifa e Charlie Puth – See You Again
Ariana Grande e The Weeknd – Love Me Harder
Jessie J, Ariana Grande e Nicki Minaj – Bang Bang

Melhor Vídeo com Mensagem
Colbie Caillat – Try
Jennifer Hudson – I Still Love You
Rihanna – American Oxygen
Big Sean, Kanye West e John Legend – One Man Can Change The World
Wale – The White Shoes

Melhor Vídeo de Pop
Beyoncé – 7/11
Ed Sheeran – Thinking Out Loud
Taylor Swift – Blank Space
Maroon 5Sugar
Mark Ronson e Bruno Mars – Uptown Funk

Melhor Vídeo de Hip-Hop
Fetty Wap – Trap Queen
Nicki Minaj – Anaconda
Kendrick Lamar – Alright
Big Sean – IDFWU
Wiz Khalifa e Charlie Puth – See You Again

Melhor Vídeo de Rock
Hozier – Take Me To Church
Fall Out BoyUma Thurman
Florence + the Machine – Ship To Wreck
Walk The MoonShut Up And Dance
Arctic MonkeysWhy’d You Only Call Me When You’re High?

Melhor Cinematografia
Ed Sheeran – Thinking Out Loud
Flying Lotus e Kendrick Lamar – Never Catch Me
Taylor Swift e Kendrick Lamar – Bad Blood
FKA Twigs – Two Weeks
Alt-JLeft Hand Free

Melhor Coreografia
Beyoncé – 7/11
Chet Faker – Gold
OK GoI Won’t Let You Down
Ed Sheeran – Don’t
Flying Lotus e Kendrick Lamar – Never Catch Me

Melhor Direção de Arte
Snoop Dogg – So Many Pros
Taylor Swift e Kendrick Lamar – Bad Blood
Jack White – Would You Fight For My Love?
The Chemical BrothersGo
Jack Ü e Justin Bieber – Where Are Ü Now

Melhor Edição
Beyoncé – 7/11
Taylor Swift e Kendrick Lamar – Bad Blood
Ed Sheeran – Don’t
A$AP Rocky – L$D
Jack Ü e Justin Bieber – Where Are Ü Now

Melhor Direção
Taylor Swift e Kendrick Lamar, Bad Blood — Joseph Kahn
Mark Ronson e Bruno Mars, Uptown Funk — Bruno Mars & Cameron Duddy
Kendrick Lamar, Alright — Colin Tilley & The Little Homies
Hozier, Take Me To Church — Brendan Canty & Conal Thomson of Feel Good Lost
Childish Gambino, Sober — Hiro Murai

Melhores Efeitos Visuais
Taylor Swift – Bad Blood
FKA Twigs – Two Weeks
Childish Gambino – Telegraph Ave
Jack Ü e Justin Bieber – Where Are Ü Now
Tyler, The Creator  – F*cking Young/Death Camp

Artista Pra Ficar de Olho
Fetty Wap – Trap Queen
Vance Joy – Riptide
George Ezra – Budapest
James Bay – Hold Back The River
FKA Twigs – Pendulum

Canção do Verão
5 Seconds of Summer – She’s Kinda Hot
Fifth Harmony ft Kid Ink – Worth It
Jack Ü e Justin Bieber – Where Are Ü Now
Demi Lovato – Cool For The Summer
Selena Gomez e A$AP Rocky – Good For You
Taylor Swift e Kendrick Lamar – Bad Blood
David Guetta e Nicki Minaj – Hey Mama
The Weeknd – Can’t Feel My Face
Fetty Wap – My Way
Major Lazer – Lean On
Silento – Watch Me
OMI – Cheerleader

1920x1080

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s