Plata o Plomo – Pablo Escobar em Narcos da Netflix

O mais novo conteúdo original da Netflix é Narcos, a série mostra como Pablo Escobar se tornou um dos maiores narcotraficantes da história, a produção conta com um elenco internacional e traz como protagonista o capitão nascimento Wagner Moura, um dos melhores atores dessa geração que faz dupla novamente com José Padilha, diretor da produção.

A série é narrada pelo agente da DEA (Drug Enforcement Administration), Steve Murphy, que vai contando a ascensão de Escobar em paralelo com sua carreira de agente no combate ao narcotráfico. Algumas cenas usadas durante a narrativa são reais, principalmente quando Murphy está relembrando algum acontecimento, como os governos ditatoriais, dando um ar de documentário a série, mesmo que por poucos momentos.

Wagner Moura foi questionado pela pronúncia imperfeita do espanhol, mas, particularmente, sou da opinião que esse detalhe pode ser relevado em face da boa atuação do ator. Moura está muito parecido fisicamente com Escobar e faz uma bela interpretação desse anti herói que foi tão importante para a Colômbia que, como é mostrado na série, chegou a ser considerado um Robin Hood para o povo pobre de Medellín.

Escobar ficou conhecido também por ser impiedoso, praticando a política da plata o plomo, ou seja, dinheiro ou chumbo, ele ia contornando seus inimigos um a um, pelo suborno ou pela bala.

Narcos, não é a única produção que fala sobre essa figura mítica que foi Escobar, é possível achar um seriado colombiano na própria Netflix, além de filmes e documentários sobre sua vida.

A série me ganhou na abertura, quando fala sobre realismo fantástico, muito conhecido na América Latina pelo gênero literário com autores como Gabriel García Márquez, Cortázar e Borges. Deixando subentendido que mesmo falando sobre o real a série extrapola para o fantástico trazendo elementos exagerados.

Para quem gosta de série Narcos é imperdível, pelos bons personagens, pelo contexto histórico e pela boa narrativa. Afinal não há nada melhor do que uma história bem contada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s