‘O Regresso’: um filme para premiar a carreira do Leo DiCaprio

Com a proposta de continuar ganhando mais alguns Oscars por suas produções, o mexicano Alejandro González Iñárritu adaptou para as telonas a história baseada em fatos do explorador Hugh Glass, interpretado por Leonardo DiCaprio, que após ser atacado por um urso (e não morrer hein, detalhe), é abandonado por seus “colegas” de trabalho e sai em uma jornada em busca de vingança. Além de ter base verídica, O Regresso também possui um livro escrito por Michael Punke, lançado em 2002 pela Editora Intrínseca.

Retrato de Hugh Glass, que inspirou o filme.
Retrato de Hugh Glass, que inspirou o filme.

Antes de falar do que interessa (a atuação do Leo), vou me ater ao filme como um todo. PQP! O Regresso tem simplesmente uma das fotografias mais lindas que já vi em um longa. A cenografia é incrível e esplendorosa. O longa foi todo rodado no norte do Canadá sem usar nenhum equipamento de iluminação, ou seja, tudo feito com luz natural. É lindo demais! Emmanuel Lubezki, diretor de fotografia, pode (e deve) ganhar o Oscar pelo terceiro ano consecutivo. O mexicano ganhou o prêmio de Melhor Fotografia em 2014 por Gravidade e no ano passado por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). 

76eacae799ba5060d22325e78ad230ed_9922

Outro ponto super positivo é a sonoplastia que unida à câmera de Iñárritu levam você para dentro da cena. É tudo muito próximo de você. Os sons dos tiros, da água, da respiração dos personagens. Você torna-se parte integrante do filme, inclusive compartilhando do medo, da dor e angústia dos personagens… quer dizer, do Leo. Assim como fez em Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), o diretor cria um plano sequência na cena de abertura (de tirar o fôlego, frises). “O mais importante para mim era não só criar uma experiência real, mas mergulhar as pessoas em uma experiência emocional.”, disse Iñárritu ao ScreenDaily.

O enredo do filme é bom. Nada muito rápido demais e nem muito parado, apesar das mais de 2h30 do longa. O diretor consegue manter o interesse do público seja com as cenas de ação ou os momentos WTF! como a cena do Leo se protegendo do frio de uma forma “bem peculiar”.

33343660-1453215270
WHAT THE FUCK DiCaprio?

(MANO!) E o que é o Leonardo DiCaprio nesse filme hein?! O cara tem tipo umas vinte falas (se não for muito). A atuação dele é basicamente resumida em grunhidos, expressões faciais e corporais. Não acho que seja a melhor atuação do DiCaprio, Jordan Belfort em O Lobo de Wall Street está muito nítido em nossa memória ainda e foi um personagem marcante, mas com certeza é uma das melhores de sua carreira.

Cata o sofrimento do rapaz. "Moço, você tá bem?"
Cata o sofrimento do rapaz. “Moço, você tá bem?”

Se tivemos um Tom Hardy pouco falante em Mad Max – Estrada da Fúria, aqui o cara destrói demais interpretando John Fitzgerald, um dos “colegas” de Hugh Glass, bem nervosinho e resmungador. É de longe uma das melhores atuações de Hardy, tanto que rendeu sua primeira indicação ao Oscar. Vale lembrar que Tom abandonou seu papel em Esquadrão Suicida em função das gravações de O Regresso, ele interpretaria Rick Flagg, líder do Esquadrão, que será vivido pelo Robocop, Joel Kinnaman.

Tom Hardy abandonou seu papel em Esquadrão Suicida em função das gravações de O Regresso. Neste ano, ele conseguiu sua primeira indicação ao Oscar pelo filme.
“Poxa, queria tanto estar no Esquadrão Suicida.” #chateado

O Regresso é o líder em indicações ao Oscar deste ano, 12 no total. Incluindo Melhor Filme, Diretor, Ator Coadjuvante (Tom Hardy) e é claro Melhor Ator para Leonardo DiCaprio, em sua sexta nomeação ao prêmio. Mais do que condecorar a boa atuação do DiCaprio, a Academia deve se redimir ao não ter premiado o ator por O Aviador, Diamante de Sangue e O Lobo de Wall Street. É passada a hora de prestigiar um ator que seleciona bem os filmes que faz e merece mais do que tudo ter um Oscar pelo conjunto da obra.

Tô todo nervoso aqui já!
Tô todo nervoso aqui já!

A zoeira tem data para acabar! O Oscar acontece no dia 28 de Fevereiro e terá transmissão ao vivo pela TNT.

VAI QUE É TUA DICAPRIO!

thumb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s