O Sonho Americano de ‘O Grande Gatsby’ de F. Scott Fitzgerald

O Grande Gatsby é um clássico da literatura, possui três adaptações cinematográficas e faz parte da minha lista do Desafio Livrada 2016 – Um livro que todo mundo já leu, menos você. 

Antes de criticar alguém – ele me disse -, lembre-se de que nem todos tiveram as oportunidades que você teve.

Nick Carraway é o narrador dessa história, que tem como protagonista Gatsby, uma figura misteriosa que oferece festas suntuosas para mais de duas mil pessoas, muitas das quais ele não conhece e que também não o conhecem. Gatsby é vizinho de Nick, enquanto o primeiro mora numa mansão o segundo aluga uma casinha simples, ambos moram em West Egg, nos arredores de Nova Iorque, lugar em que Nick trabalha como corretor de ações.

A mansão de Gatsby fica separada por uma baía da mansão de Tom Buchanan, marido de Daisy, grande amor de Gatsby e motivo das grandes festas dadas por ele. Nick é um primo de segundo ou terceiro grau de Daisy e o ponto de encontro entre ela e Gatsby.

P_20160720_170732_DF
Foto da adaptação cinematográfica de 2013 com Leonardo DiCaprio no papel de Gatsby.

O romance se passa na década de 20, uma era de ouro para os Estados Unidos com o boom do mercado financeiro pós Primeira Guerra Mundial. Uma época de liberdade e prosperidade embalada pelo Jazz e regada a festas intermináveis com muita bebida.

É nesse clima que conhecemos Gatsby, que enriqueceu de forma misteriosa e se reinventou para procurar o amor de juventude. Para isso, ele compra uma mansão em frente ao lar dos Buchanan e oferece festas grandiosas com a esperança que Daisy ouça falar dele.

Jay Gatsby é a personificação do mito americano, a terra em que tudo é possível, inclusive enriquecer, é a ideia do sonho americano, em que você é totalmente responsável pelas suas conquistas e fracassos, e ter uma vida próspera só depende de você.

O que vamos fazer durante esta tarde? – Daisy indagou com uma voz alvoraçada. – E durante todo o dia de amanhã e nos próximos trinta anos?

Nick é o único que trabalha enquanto todos os outros apenas vivem, o dinheiro norteia as relações entre eles e por isso são extremamente superficiais. A visão proporcionada por Nick, que é moralista, nos influencia na forma como encaramos os personagens. Daisy é de longe a mais superficial e fútil, personificando o que há de pior nesse mundo de riquezas, repleto de traições e violência.

Gatsby é o retrato de uma época, de uma sociedade e de um mito, que descobre que o sonho americano quase nunca se concretiza, ou pelo menos, não nos termos com que se sonha. O livro, publicado originalmente em 1925, narra com maestria a ascensão e queda de um modo de vida, da ausência de vínculo entre as pessoas, da futilidade e da falta de objetivos proporcionada pelo excesso de dinheiro.

P_20160720_170640_DF
Fitzgerald e Zelda

F. Scott Fitzgerald é comparado, por muitos críticos, a Gatsby, devido a sua vida desregrada. Sua esposa, Zelda, também é comparada à Daisy Buchanan. Inclusive a frase que Daisy fala para sua filha “Eu espero que seja uma bela tolinha. É o melhor que uma garota pode ser neste mundo” foi dita pela Zelda para sua filha Scottie.

A edição que li é da Geração Editoral e possui capa dura, fotos do autor e da esposa, além de fotos dos atores que interpretaram Gatsby e Daisy no cinema. A edição também conta com uma apresentação do Ruy Castro, que conta um pouco do processo de escrita e da vida do autor.

SOBRE O AUTOR: Francis Scott Fitzgerald foi um autor norte-americano, nascido em Minessota em 1896. Sua obra é composta por cinco romances e inúmeros contos, entre eles o O Curioso Caso de Benjamin Button. Casou-se com Zelda em 1920, que acabou internada em 1930 devido a distúrbios psicológicos e morreu na clínica. Sua obra mais famosa é O Grande Gatsby e para escrevê-la passou um tempo na Europa, vivendo intensamente por lá. No fim da sua vida, já sofrendo intensamente com o alcoolismo, trabalhou escrevendo roteiros para Hollywood. Faleceu em 1940, deixando uma filha, Frances Scott Fitzgerald, fruto da sua relação com Zelda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s