#Conheça: A Miragem do topo da Serra

Livraria se destaca em meio a paisagem gaúcha dos Campos de Cima da Serra

Foto: Blog Livraria Miragem

Sim, o post de hoje fica a alguns mil quilômetros de São Paulo e faz até sentir falta da poluição e da correria paulistana (só que não).

Durante minha turistada pelo Rio Grande do Sul, quando tentava chegar aos famosos cânions de Cambará do Sul, na divisa com Santa Catarina, cheguei na cidade de São Francisco de Paula. Debaixo de uma chuva incessante, eu e minha família paramos no centro de informações turísticas da cidade, primeiro ponto que encontramos algum tipo de “civilização” na RS 020 (um dos acessos à Cambará).

Dica: toda cidade gaúcha tem essas casinhas que fornecem mapas, rotas turísticas, panfletos de restaurantes, hotéis e, no caso de São Francisco, um fogão à lenha para esquentar o turista que não está acostumado ao frio dos Campos de Cima da Serra.

Enfim, fomos muito bem recepcionados pela Fernanda do Centro de Informações Turísticas, aberto todos os dias das 9h às 18h, que nos aconselhou sabiamente a não seguir viagem até os cânions. Afinal, com aquele dia chuvoso e frio estávamos arriscados a chegar lá e nem conseguir descer do carro. Foi então que ela nos incentivou a visitar São Francisco de Paula.

A cidade, carinhosamente apelidada de São Chico, com pouco mais de 20 mil habitantes, está situada a 112 km da capital Porto Alegre e pertence à Região das Hortênsias, Rota Romântica, e aos Campos de Cima da Serra.

Cidade pequena e bem menos badalada do que as estrelas da Serra, Gramado e Canela, São Chico é dotada de uma beleza natural, com paisagens bucólicas que fazem com que o tempo literalmente congele (nevou por lá semana passada!). O Lago São Bernardo, cartão postal da cidade, é exemplo de tal exuberância da Serra Gaúcha.

Lago São Bernardo
Lago São Bernardo

Ok, lindo, mas… e a tal livraria?

Me perdoem se não conseguir transmitir em palavras para vocês, caros leitores do Cultura e Ponto Final, tudo o que a Miragem Livraria é. São tantos detalhes que é o típico lugar que só estando lá para saber.

Miragem Livraria - 1º piso visto de cima
Miragem Livraria – 1º piso visto de cima

A porta pesada de madeira range e sinos presos à ela tocam avisando a entrada de fregueses ou visitantes curiosos. A Miragem Livraria, localizada na Avenida Júlio de Castilhos, principal de São Chico, poderia facilmente ser uma criação de JK Rowling, CS Lewis ou JRR Tolkien. Porém, sua idealizadora e proprietária é a professora de história aposentada Luciana Olga Soares. Cada estante, namoradeira ou carteira escolar que está nos 2 mil metros quadrados da livraria foi cuidadosamente escolhida por Luciana.

Namoradeira/Relógio/Lareira do primeiro andar
Namoradeira/Relógio/Lareira do primeiro andar

No primeiro andar está o coração da Miragem, que pulsa ao som de uma belíssima música clássica desde 2008, ano de sua inauguração. Com estantes de livros, CDs e DVDs (todas de madeira de demolição), o piso térreo também conta com um espaço totalmente dedicado às crianças com (sim) livros, brinquedos e um banheiro adaptado pros pequenos, além de uma Casa de Chá com lanchinhos saudáveis (exigência da dona) e de uma área externa super charmosa que dá acesso à réplica do primeiro banco da cidade, uma espécie de museu de São Chico, com quadros e objetos antigos que remontam a história da região.

Pátio externo com acesso para a réplica do 1º banco de São Chico
Pátio externo com acesso para a réplica do 1º banco de São Chico (à esquerda)

A parte de decoração da loja se encontra no segundo piso. O mesmo, abriga um ambiente que ressalta a tradição gaúcha, com livros da cultura campeira, música ambiente e uma decoração fiel que vai desde o piso rústico até o fogão à lenha.

2º andar - ala da decoração
2º andar – ala da decoração

O terceiro e último andar é reservado para a galeria de arte (que estava fechada quando estive lá) e o sebo. Mas, o grande charme do 3º piso não são os livros que anseiam ir para uma nova casa, e sim o piano de parede do qual pode-se tirar um som incrível e que fecha com chave de ouro (ou teclas de marfim) a visita pela Miragem Livraria.

3º andar - a estrela da Miragem: o piano. Não é fake, mas confesso que meus dedos deram uma deslizada nas teclas por causa do frio (fica sem luva num lugar que neva)
3º andar – a estrela da Miragem: o piano. Não é fake, mas confesso que meus dedos deram uma deslizada nas teclas por causa do frio (fica sem luva num lugar que neva)

Então, quando você puder visitar o Rio Grande do Sul, faça a rota do chocolate em Gramado e Canela, a rota do vinho em Bento Gonçalves que também vale a pena (fica a dica), mas não deixe de passar por São Chico e se maravilhar com a Miragem dos Campos de Cima da Serra.

 

Serviço

Miragem Livraria

Av Júlio de Castilhos, 603, São Francisco de Paula – RS

Telefone: (054) 3244-3592

*A loja não aceita cartão de débito/crédito. Pagamento somente em dinheiro

**Site oficial: inexistente

*** Blog de admirador: Livraria Miragem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s