‘Sim ou Não’ consolida Anitta como maior estrela pop do Brasil

Foi lançado ontem o mais novo videoclipe da cantora Anitta, Sim ou Não, em parceria com o cantor colombiano Maluma. A música provavelmente será o primeiro single de trabalho do terceiro disco da carioca, além de servir de divulgação de sua carreira internacional.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Vendo posts de alguns sites que divulgaram o lançamento da produção de Anitta, não pude deixar de ler inúmeros comentários negativos, que para resumir desmereciam todo o trabalho da cantora. Não é de hoje que Anitta é alvo de críticas, muitas vezes ofensivas, de seus milhares de “haters”. Desde que despontou na cena musical brasileira em 2013 com os hits Meiga e Abusada e Show das Poderosas, a cantora é ~massacrada~ por ser “funkeira”, por “não cantar nada” ou por “não ter talento” e por “copiar divas internacionais”. 

13782106_1229553763771850_2752877265727255427_n
Foto: Divulgação.

Passando por cima de todas essas críticas, a cantora que “não duraria um ano” está mais firme do que nunca com suas músicas nas estações de rádio e ainda será uma das atrações de abertura da Olimpíadas do Rio de Janeiro. Sem contar sua videografia, que não deve em nada em relação aos gringos. Todos os seus videoclipes são mega produções que nenhum outro artista nacional faz ou investe. Na Batida, Deixa ele Sofrer, Ritmo Perfeito, Essa Mina é LoucaBang estão aí pra não me deixar mentir.

O ponto que quero chegar é: hoje, Anitta é a maior artista Pop (sim, Pop = Popular) do Brasil, por que os mesmos brasileiros que aplaudem Katy Perry, Rihanna, Jennifer Lopez e outros artistas internacionais, são os que atiram a primeira pedra em Anitta? Tirando a questão do gosto musical, que é algo muito particular e varia de pessoa para pessoa, e a personalidade e empatia com a artista, esse ódio massivo contra Anitta é algo no mínimo ~desnecessário~. Se você não gosta de um artista, por que perde tempo o criticando? Afinal, o mundo já é um lugar tão cheio de ódio contra gays, negros, mulheres, religiosos, ateus… pra quê destilar ódio contra o sucesso dos outros? E pior, não dar o braço a torcer e admitir um trabalho tão bem feito e executado por alguém do seu país? Parece que criticar algo bom que saí do seu país e exaltar o que vem de fora é lei.

anitta_9_cd
Foto: Divulgação.

Posto isto, posso falar de Anitta em Sim ou Não. Gravado em uma casa noturna no México, o videoclipe é recheado de coreografia, twerk, sensualidade e muito brilho. Não é nada inovador, mas é lindo esteticamente, além de ser bem dirigido. Lembra Work da Rihanna e isso não é problema algum. A canção é muitooooooo pop e usa muito dos elementos do reggaeton, que é um dos estilos musicais mais populares na América Latina. O funk melody está cada vez mais distante da nova fase da cantora. A letra não é tão chiclete quanto Bang, que você vicia logo de cara, mas nada que curtir algumas vezes na balada ajude.

anitta-clipe
Foto: Divulgação.

Em um evento da Warner Music em Cannes no mês passado (veja a entrevista completa aqui), Anitta foi apresentada ao mercado internacional, mostrando que está pronta para o próximo passo em sua carreira. A escolha de Maluma em Sim ou Não não é à toa, um dos caras mais populares nos países aqui da América Latina (veja o videoclipe de Borro Cassette). Com tal parceria, Anitta indica querer conquistar primeiramente o mercado latino, antes de se lançar no principal mercado norte-americano, algo semelhante que Shakira fez no final dos anos 90 e início da década passada. Resta saber se Anitta seguirá os passos de Shaki.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Com controle total em sua carreira, Anitta sabe o que quer e aonde deseja chegar (aprende Claudia Leitte). É uma artista com identidade musical clara (né Wanessa Camargo, cof cof) e que tem tudo para estourar mundo afora. Vender mais de 300 mil cópias de álbuns no Brasil não é pra qualquer um. Conseguir mais de 2 milhões de visualizações em um videoclipe em apenas um dia também não. Goste você ou não, Anitta é a maior artista brasileira da atualidade e tem um caminho promissor pela frente. Sucesso Anitta!

CoZ5qJxWcAAXZim
Foto: Divulgação.
Anúncios

2 comentários em “‘Sim ou Não’ consolida Anitta como maior estrela pop do Brasil

  1. Brilhante Crítica, fazia tempo que eu estava buscando algo positivo sobre a Anitta, essa sua percepção, explícita no excelente texto – maravilhoso por sinal, não somente por se tratar da Anitta e sim por ser muito bem escrito – eu a tenho desde o show das poderosas, muito mais por conta do poder apelativo do hit pop na letra da música. Eu ainda considero que Anitta fez algo muito maior pelo Funk carioca, ao fazer tocar no som da casa das “pessoas de bem” deste país e deixando o caminho aberto pra outros artistas despontarem, tanto é que a Waleska Poposuda se repaiginou pra poder pegar sucesso na onda que o Tsunami Anitta causou no cenário musical brasileiro. Tiro muito o chapéu pra Anitta e dela eu só espero o sucesso.
    Abraços – Marcelo DF

    1. Muito obrigado pelo comentário Marcelo. Concordo com tudo o que você disse e ainda complemento,as pessoas não gostam da Anitta por puro preconceito da origem humilde e musical dela. O funk é mal visto no Brasil e a Anitta conseguiu transcender esse gênero musical. Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s