‘Perfect Illusion’: a reinvenção de Lady Gaga

Saiu nesta sexta-feira, 9, o tão aguardado novo single da Mother Monster, Lady Gaga. Intitulada Perfect Illusion, a música quebrou o hiato de quase três anos da cantora, que após a fraca recepção do álbum Artpop (2013), se aventurou no jazz com o lendário Tony Bennett e fez alguns projetos como atriz no cinema e na TV (que lhe rendeu o Globo de Ouro). O hiato foi a forma que Gaga encontrou para “descansar” a sua imagem na mídia. E como esse descanso fez bem à nova iorquina hein!

Frustrando alguns fãs que esperavam por uma música para “salvar o pop”, Gaga voltou com um trabalho bem diferente de tudo o que já fez na sua curta, mas já consagrada, carreira artística. Com uma pegada pop rock oitentista, Perfect Illusion traz uma Lady Gaga intimista, porém mais forte do que nunca, ressurgida das cinzas. Uma verdadeira fênix!

14232524_10154660182924574_8193421262878922902_n

Isso por que Perfect Illusion soa como um desabafo da cantora em relação à sua carreira. Gaga claramente sofreu um baque com a fraca recepção de Artpop, afinal, nenhum artista quer ver o seu material de trabalho sendo criticado ou não recebendo o devido valor que merece. O “amor” da mídia com seus lançamentos, com suas esquisitices e com a própria Lady Gaga haviam acabado, como entoa a cantora:

Maybe you’re just a dream, that’s what it means to crush. Now that I’m wakin’ up, I still feel the blow, but at least now I know. It wasn’t love, it wasn’t love, It was a perfect illusion. 

(Talvez você seja só um sonho. É isso que significa despedaçar. Agora que estou acordando, eu ainda sinto a pancada, mas ao menos agora eu sei. Não era amor, não era amor, era uma ilusão perfeita)

Além disso, Perfect Illusion reflete o momento de descobertas da cantora. Após se afastar do electro pop e ter uma experiência cantando jazz, Gaga percebeu que a sua voz e o seu talento artístico tinham um potencial de irem além de músicas feitas para os clubes. É incrível e inesperado escutar Lady Gaga explorando todo o potencial e agressividade de sua voz na canção, algo que eu só imaginava e esperava vindo da voz onipresente de Christina Aguilera.

lady-gaga-perfect-illusion-itunes-thumb-jpg-b60c3035f5a49c6e39ff64bb458061ca

Outro ponto que me agradou muito, além da voz esplendorosa de Gaga e da letra bem autêntica, foi a sonoridade. O clima de rock psicodélico, oitentista e em certa medida dançante é maravilhoso, fruto do trabalho dos produtores da música: Kevin Parker (vocalista do Tame Impala), BloodPop (que produziu para os últimos álbuns da Madonna e da Britney Spears) e Mark Ronson (responsável por um dos maiores hits dessa década, Uptown Funk, além de ter produzido o aclamado Back to Black da saudosa Amy Winehouse).

Foto: BloodPop, Mark Ronson, Lady Gaga e
Foto: BloodPop, Mark Ronson, Lady Gaga e Kevin Parker.

Essa sonoridade “nova” e a fase mais “clean” de Lady Gaga abrem caminho para a cantora conquistar um novo público. Um público que com certeza tinha certa aversão à cantora por causa de seu electro pop pulsante e visuais pra lá de exóticos. E deixa os little monsters mais fiéis ainda mais orgulhosos da evolução da cantora.

14237701_10154661340579574_3710077647382577028_n

Com presenças confirmadas de Florence Welch do Florence + The Machine e Beck no próximo álbum, Lady Gaga mostra que continuará seguindo essa sonoridade de Perfect Illusion. E o que mais me agrada nisso: ver Lady Gaga se reinventando. Assim como Madonna fez até o Confessions on a Dancefloor – no qual sempre mudava radicalmente conceito e sonoridade de seus discos – Gaga aponta para o caminho da reinvenção também. Fazendo música para os fãs, mas principalmente para si mesma.

It wasn’t love, it wasn’t love. It was a perfect illusion (Perfect illusion). Mistaken for love, it wasn’t love. It was a perfect illusion (Perfect illusion) ♫ ♪ ♫ ♪ ♫

Anúncios

Um comentário em “‘Perfect Illusion’: a reinvenção de Lady Gaga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s