Elementar, meu caro Sherlock

As histórias de Sherlock Holmes são conhecidas no mundo inteiro, mesmo quem nunca leu os livros de Sir. Arthur Conan Doyle conhece o detetive excêntrico da Baker Street, 221B e seu fiel escudeiro, John Watson.

Recentemente surgiram várias adaptações. No cinema os filmes de 2009, Sherlock Holmes, e 2011, Sherlock Holmes: O Jogo das Sombras, trouxeram Robert Downey Jr. no papel principal. Na televisão duas séries fazem uma releitura das aventuras do detetive: Elementary da Universal e Sherlock da BBC. Dentre todas essas adaptações a série da BBC tem uma vantagem, pelo menos na minha opinião, a ótima atuação de Benedict  Cumberbatch e a adaptação da narrativa para o século XXI sem perder a essência do personagem e das suas histórias. A transposição de uma história que se passa no século XIX para o século XXI foi muito bem feita, a adaptação dos crimes e das motivações são contextualizadas com a nossa  época, além do uso da tecnologia na resolução dos casos.

sherlock-2

A série usa o formato de episódios longos, cada um tem duração de 1h30 e se baseiam nos romances e contos de Doyle. Atualmente o programa conta com três temporadas que totalizam sete episódios.

Estamos em Londres quando Dr. John Watson (Martin Freeman) chega na cidade sem lugar para morar após ter voltado da guerra no Afeganistão por ter sido ferido. Ao encontrar um velho conhecido e comentar a sua situação ele fica sabendo de outra pessoa que também está procurando alguém para dividir um apartamento.  Seu colega deixa claro que é uma pessoa excêntrica e que fica por conta de Watson aceitar ou não.

Após se conhecerem e decidirem morar juntos, Sherlock (Benedict Cumberbatch) exalta suas habilidades dedutivas e conta para Watson sobre seu “trabalho” de consultor para a Scotland Yard e logo os dois estão andando por Londres atrás de pistas para resolver casos.  Sherlock é um gênio, ele consegue perceber pequenos detalhes que passam despercebidos a outras pessoas, em contrapartida é antissocial e despreza emoções.

sherlock-e-irmao

Mycroft Holmes (Mark Gatiss), irmão de Sherlock, trabalha para o governo britânico e nas palavras do próprio Sherlock é o irmão mais brilhante, mas não tem energia para ser um detetive. Os embates intelectuais entre os dois se mostram extremamente instigantes e misturam rivalidade com um toque de fraternidade, sentimento que ambos tentam esconder. Essas situações se tornam engraçadas pois cabe ao Sherlock o papel de irmão mais novo que por não conseguir vencer o irmão mais velho faz birra e fica emburrado. E no meio dos dois está Watson, a pessoa normal, e que assim como o espectador se surpreende com as soluções e é feito de bobo ao longo dos episódios.

moriarty

Desculpe o transtorno, mas precisamos falar sobre Jim Moriarty (Andrew Scott). O Napoleão do crime e nêmesis do Sherlock não decepciona, a atuação do Scott é assustadora e consegue passar toda a loucura e genialidade do personagem. No episódio The great game, o último da primeira temporada, é visível as semelhanças entre Moriarty e Sherlock, e como poucas coisas os separam, sendo uma delas o próprio Watson, que serve como consciência para o Sherlock. Nesse momento percebemos como as linhas entre a genialidade, a loucura e a psicopatia são bem tênues. Considero esse episódio um dos melhores da série, junto com o episódio especial da terceira temporada, lançado no começo desse ano em que a história se passa no século XIX, chamado The Abominable Bride.

especial-de-natal

As três temporadas estão disponíveis na Netflix para maratonar como se não houvesse amanhã. A quarta, e possivelmente última temporada, chega ano que vem e promete trazer mais conflitos e muita ação para Sherlock e Watson.

Se você gostou do post não esqueça de curtir, comentar e compartilhar:)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s