Top 10 – As Melhores Músicas de 2016

2016 foi um ano e tanto para a música. Tivemos inúmeros artistas novos alcançando o topo das paradas, velhos conhecidos da indústria lançando materiais novos e muitos, mas muitos refrões chicletes que não saíram da nossa cabeça e das nossas playlists.

Elencar apenas 10 músicas como as melhores do ano é uma tarefa super difícil pra qualquer apaixonado por música como eu. Por isso, pra montar essa lista coloquei as músicas que mais escutei no rádio, no Spotify, nas baladas e aquelas que não saíram da minha cabeça este ano.

10 – Fifth Harmony feat. Ty Dolla $ign: Work From Home

O agora “Fourth” Harmony lançou seu segundo disco de estúdio (leia a resenha do 7/27 aqui) e trouxe uma das músicas mais grudentas do ano. Work From Home tocou em tudo o que é lugar. Além disso, vale citar os outros singles das meninas este ano: All In My Head (Flex) com Fetty Wap e That’s My Girl, que bombaram também.

9 – Anitta feat. Maluma: Sim ou Não

No Brasil, fora do cenário sertanejo que domina todas as paradas de sucesso, Anitta foi um dos principais destaques ao lado de Tiago Iorc. A cantora continuou com a divulgação do seu álbum arrasa quarteirões Bang, e aproveitou para lançar uma prévia do seu trabalho internacional com o cantor colombiano Maluma. Sim ou Não fez tanto sucesso que Anitta teve de gravar uma versão toda em espanhol para tocar nas rádios latinas. Poderosa hein! (leia a crítica de Sim ou Não aqui).

8 – Zayn: Pillowtalk

Um ano após sua saída do One Direction, Zayn Malik (agora apenas Zayn como nome artístico) lançou Mind of Mine, seu primeiro álbum solo. Sob o selo da RCA Records, o cantor não poderia ter feito estreia melhor como solista. O primeiro single do disco, Pillowtalk, estreou no topo da principal parada musical do mundo, a Hot 100 da Billboard. Com uma proposta mais R&B e menos pop, Pillowtalk mostrou um Zayn bem diferente dos tempos de 1D e a música é um deleite aos ouvidos.

7 – Major Lazer feat. Justin Bieber & MØ: Cold Water

Pegando carona no mega sucesso de Lean On em 2015, o trio do Major Lazer convocou os parceiros já conhecidos MØ (que canta Lean On Lost no último álbum deles) e Justin Bieber (que trabalhou com Diplo em Where Are Ü Now) para Cold Water, música que estará presente no próximo álbum deles, Music Is the WeaponCold Water é a combinação perfeita de vocais impecáveis com música eletrônica bem feita. Diplo mostra que é um dos melhores produtores da atualidade e Justin Bieber, um sucesso garantido em tudo o que faça (Bieber tocou muitooooooooo em todos os lugares que você foi em 2016).

6 – The Chainsmokers feat. Daya: Don’t Let Me Down

O sexto lugar vai para o duo de EDM, The Chainsmokers e sua viciante Don’t Let Me Down. A música te ganha já nas primeiras batidas e depois com o pré-refrão I need you, I need you, I need you right now. Yeah, I need you right now. So don’t let me, don’t let me, don’t let me down. I think I’m losing my mind now. Quando começa o refrão, todo trabalhado no trap, você já tá dançando até o chão. A letra da música é muito boa também. Outra música dos caras também poderia estar nessa posição do meu Top 10. Closer em parceria com a Halsey é tão boa quanto Don’t Let Me Down e bombou nas rádios este ano, tanto que as duas canções estão indicadas ao Grammy 2017. Belo ano para os novatos do The Chainsmokers.

5 – twenty one pilots: Heathens 

O que falar deste outro duo hein?! PQP! Os caras do twenty one pilots dominaram o cenário alternativo de 2016. O twenty one pilots viu os singles Stressed Out Ride do álbum Blurryface (2015), lançados no ano passado, bombarem muito neste ano. De quebra, ainda entraram para a trilha sonora do filme Esquadrão Suicida com a maravilhosa música Heathens. A canção tem uma das melhores melodias de 2016 e por isso está entre as cinco que mais escutei este ano. Ainda não conhece o som dos caras, confira aqui meu post sobre eles.

4 – Sia feat. Sean Paul: Cheap Thrills

Após o sucesso do single Alive no ano passado, Sia debutou seu sétimo álbum de estúdio em janeiro deste ano e em fevereiro lançou o segundo single, Cheap Thrills. Para ganhar mais força nas rádios, Sia divulgou o remix com o rapper jamaicano Sean Paul. A música então permaneceu semanas no Top 10 da Billboard e em julho destronou One Dance do Drake (que estava há 10 semanas não consecutivas na liderança), alcançando o topo da principal parada musical do mundo. Este foi o primeiro #1 da carreira de Sia. A “diversão barata” da multitalentosa foi um dos grandes destaques do ano.

3 – Drake feat. Wizkid & Kyla: One Dance

E a canção que Sia tirou do topo da Billboard não poderia estar fora dessa lista, não é mesmo?! One Dance do Drake reinou em todas as paradas possíveis. O cara liderou a Official Charts UK por 14 semanas consecutivas e na 10 semanas não consecutivas Billboard, se tornando a primeira música #1 dele na parada. O mais engraçado de tudo isso foi que One Dance chegou ao topo sem nenhum tipo de divulgação de Drake. A música não ganhou nem videoclipe ou performance televisionada. Outra música dele que tocou muito este ano foi Hotline Bling, que foi lançada no ano passado e ganhou inúmeros memes retirados do divertido videoclipe.

2 – Rihanna feat. Drake: Work // Needed Me // Love On The Brain // com Calvin Harris em This Is What You Came For

Alguma vez a Rihanna lançou um álbum e não saiu nenhum hit dele? Não. Com o ANTi, seu último álbum lançado após quatro fucking anos de espera, não seria diferente (leia minha resenha sobre o disco aqui). Logo no primeiro single, Work, Riri dominou as paradas musicais, playlists do Spotify e baladas do mundo inteiro. Work foi um sucesso imediato, assim como outras músicas do disco como Needed Me, Kiss It Better e a melhor música do disco Love On The Brain. Além disso, Rihanna emprestou sua voz para mais um sucesso, dessa vez na música do DJ Calvin Harris. This Is What You Came For foi sem dúvida uma das melhores do ano. Por isso, a segunda posição do meu Top 10 ficou para a Rihanna e todos os seus singles de sucesso em 2016, porque eleger apenas uma seria muito injusto, haha.

1 – Beyoncé: Formation

Se a Rihanna fez tantos hits em 2016, por que é a Beyoncé que está em primeiro na minha lista? Bom, pelo simples fato de toda a controvérsia gerada em cima da canção bem contestadora, assim como sua quase “não divulgação”. Beyoncé lançou Formation de surpresa (pra variar) no dia 6 de fevereiro, já com videoclipe, todo cheio de empoderamento negro. No dia seguinte, apresentou a música pela primeira vez no Super Bowl 50, juntando-se a Bruno Mars e Coldplay para Up&Up. Com o lançamento do álbum Lemonade (leia a resenha aqui) em abril, Bey não quis saber em divulgação e já partiu para sua Formation World Tour. O que mais impressiona é a proporção do sucesso que Formation teve, mesmo não alcançando o topo das paradas musicais, mesmo tocando pouco (ou não tocando) nas rádios, e até hoje não estar disponível em uma plataforma importante de divulgação, que é o Spotify. Mesmo assim, Formation foi um sucesso tanto com o público (tocou em TODAS as festas que fui este ano) quanto com a crítica especializada (lidera a maioria das listas de melhores do ano em vários veículos de comunicação, como a Rolling Stone).

Essas foram as minhas 10 músicas favoritas em 2016, quais foram as suas? Deixe nos comentários sua lista.

Como disse no início desse post, eleger apenas 10 músicas é uma tarefa muito difícil para qualquer apaixonado por música. Por isso, deixo abaixo uma ‘listinha’ das músicas que entrariam para o meu Top 50, haha.

Nacionais: 
Sandy feat. Tiago Iorc: Me Espera // Projota: Ela Só Quer Paz // 
Ludmilla: Bom // Silva: Feliz e Ponto //

Internacionais:
David Bowie: Blackstar // Metallica: Hardwired // Katy Perry: Rise //
Red Hot Chili Peppers: Dark Necessities // The Weeknd: Starboy //
Britney Spears feat. Tinashe: Slumber Party // Bastille: Good Grief //
Lady Gaga: Million Reasons // Shawn Mendes: Treat Your Better //
Ariana Grande: Dangerous Woman, Into You e Side to Side com Nicki Minaj
Justin Timberlake: Can't Stop The Feeling // Kanye West: Famous //
Zara Larsson: Ain't My Fault // Adele: Send My Love (To Your New Lover)
Coldplay: Hymn For The Weekend // Carlos Vives & Shakira: La Bicicleta
Clean Bandit feat.Sean Paul & Anne-Marie: Rockabye // Tove Lo: Cool Girl
Enrique Iglesias feat. Wisin: Duele El Corazon // Green Day: Bang Bang
JoJo feat. Wiz Khalifa: Fuck Apologies // Kings Of Leon: Waste A Moment
Martin Garrix ft. Bebe Rexha: In The Name Of Love// Bruno Mars: 24K Magic 
Lil Wayne,Wiz Khalifa & Imagine Dragons w/Logic & Ty Dolla $ign feat. 
X Ambassadors: Sucker for Pain // Shakira feat. Maluma: Chantaje //
Selena Gomez: Kill Em with Kindness // Lady Gaga: Perfect Illusion //
Jennifer Lopez: Ain't Your Mama // Nick Jonas feat. Tove Lo: Close // 

Singles que fizeram sucesso em 2016, mas foram lançados em 2015:
Tiago Iorc: Amei Te Ver // Karol Conka: É o Poder // Desiigner: Panda //
Jota Quest feat. Anitta: Blecaute  // Adele: Hello // Alan Walker: Faded
Mike Posner: I Took A Pill In Ibiza (SeeB Remix) // 
Lukas Graham: 7 Years // Justin Bieber: Sorry e Love Yourself //
Coldplay: Adventure of a Lifetime // DNCE: Cake By The Ocean //
Ludmilla: 24 Horas por Dia // Shawn Mendes: Stitches //
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s