Top 10 – Os Melhores Filmes de 2016

2016 foi um ano muito bom para os cinéfilos de plantão. Tivemos ótimos filmes, de todos os gêneros e pra todos os gostos. Confira abaixo os 10 Melhores Filmes de 2016, eleitos por este que vos escreve.

capitc3a3o-amc3a9rica-guerra-civil_poster-110 – Capitão América: Guerra Civil (confira a crítica aqui)

O maior blockbuster do Marvel Studios este ano provou mais uma vez a maestria com a qual Kevin Feige conduz todo o universo cinematográfico do estúdio. O filme é bem costurado do começo ao fim, mesmo com um vilão que não mereça ser chamado de vilão. Mas o foco é outro, o embate entre o time Homem de Ferro contra o time Capitão América. No meio disso tudo, temos a inserção do amigão da vizinhança, Homem Aranha, e do acertadíssimo Pantera Negra. Os personagens são bem entrosados e tudo flui naturalmente.

checkmate_international_payoff_poster_brazil9 – Doutor Estranho (confira a crítica aqui)

O último filme de super heróis a estrear em 2016, Doutor Estranho empolga pela simplicidade de roteiro e pela sofisticação de efeitos visuais. Dos filmes do Marvel Studios, é de longe um dos melhores em efeitos visuais. O sarcasmo de Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) é um dos trunfos do longa.

12311152_820789714713969_5282846521834966735_n

8 – Deadpool (confira a crítica aqui)

Mais um filme de super heróis na lista, este porém da 21st Century Fox. Deadpool foi uma das gratas surpresas de 2016. Com um orçamento pífio de cerca de US$ 50 milhões e um empenho gigantesco do galã Ryan Reynolds na promoção do filme, Deadpool foi o melhor custo benefício do ano. Arrecadou pouco mais de US$ 700 milhões no mundo e ainda fez todo mundo morrer de rir. Sem dúvidas, é o filme mais engraçado do ano.

star_trek_beam_teaser_1_sheet7 – Star Trek: Sem Fronteiras (confira a crítica aqui)

Esperança, essa foi essa a sensação que tive ao assistir Star Trek: Sem Fronteiras. Um filme cheio de saudosismo, aventura e comemoração dos 50 anos de história da franquia. Tudo foi na medida. Impressionantes efeitos visuais, um roteiro bem elaborado e ótimo desenvolvimento de personagens. Sem excessos ou simplista demais, Star Trek: Sem Fronteiras é um filme na medida certa.

1417396 – O Quarto de Jack (confira a crítica aqui)

O filme que deu o Oscar 2016 de Melhor Atriz à Capitã Marvel Brie Larson não poderia ficar de fora da lista. O Quarto de Jack foi um dos filmes mais tocantes que assisti este ano, ainda mais com temas como machismo, estupro e direitos humanos cada vez mais discutidos na sociedade. Fora a ótima atuação de Brie, você se apaixona logo de cara pelo pequeno Jack (Jacob Tremblay), que é um criança adorável. O filme é de uma sensibilidade incrível e por isso ganhou o sexto lugar aqui.

1yzlawykxzzhydogjcqovq0gvyc5 – Zootopia: Essa cidade é o Bicho

Dentre as boas animações que assisti este ano, como Procurando Dory (leia a resenha aqui) e Pets: A Vida Secreta dos Bichos (leia a resenha aqui), Zootopia: Essa cidade é o Bicho foi a que mais gostei. Zootopia é um filme divertidíssimo da Disney, no qual os animais vivem como seres humanos em uma cidade. E o mais legal de tudo isso fica a cargo do uso de prosopopeias, como bichos-preguiça trabalharem no departamento de trânsito. É um filme bem irônico e com um “time” ótimo, perfeito para assistir com toda a família.

o-regresso-poster4 – O Regresso (confira a crítica aqui)

Dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu, O Regresso é um relato maravilhoso da história do explorador Hugh Glass, interpretado aqui pelo Leonardo DiCaprio. A luta com um urso, os perigos de uma região indígena e a sede de vingança de um homem, aliados a uma belíssima fotografia fizeram de O Regresso um dos filmes mais legais do ano. Além de ser o filme que finalmente deu o tão merecido e cobiçado Oscar para Leonardo DiCaprio.

rogue_one_a_star_wars_story_poster3 – Rogue One: Uma História Star Wars (confira a crítica aqui)

O último blockbuster do ano sem dúvidas foi um dos melhores filmes lançados em 2016. Rogue One: Uma História Star Wars é de uma precisão sem tamanho. O filme que se passa entre os episódios III e IV, acompanha o roubo dos planos da Estrela da Morte, que surgem do nada no comecinho do episódio IV com a Princesa Leia (interpretado pela nossa maravilhosa Carrie Fisher). Possui um “time” perfeito, não sendo rápido demais ou enchendo linguiça; tem ótimos personagens, alguns mais desenvolvidos do que outros, mas que se casam muito bem; efeitos e fotografia excelente, enfim, é o filme feito para os fãs e para os novos fãs.

14650642_335563983461810_311716464112440549_n2 – Animais Fantásticos e Onde Habitam (confira a crítica aqui)

A franquia Harry Potter voltou aos cinemas neste ano com o filme derivado, Animais Fantásticos e Onde Habitam. Com direção de David Yates e roteiro escrito pela própria J.K. Rowling, o filme mostra o universo bruxo de outro ângulo, isto é, fora do ambiente escolar britânico. É interessante e novo acompanhar o magizoologista britânico Newt Scamander (Eddie Redmayne) tentando recuperar alguns animais mágicos que escaparam de sua maleta. O quarteto do filme é ótimo, os efeitos especiais nunca estiveram tão bons, a originalidade e ousadia de J.K. Rowling em expandir este universo também são determinantes para o sucesso dessa “fantástica” aventura. A magia voltou!

1815101 – Spotlight: Segredos Revelados (confira a crítica aqui)

Vencedor dos Oscars de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original este ano, Spotlight: Segredos Revelados não está no topo dessa lista apenas por este fato. O filme baseado em fatos acompanha o árduo trabalho de investigação e apuração de jornalistas do Boston Globe para denunciar casos de pedofilia cometidos por padres da Igreja Católica. De todos os filmes dessa lista, é o mais “simplista”, porém é o que consegue nos mostrar todo o jogo de poder que acontece na sociedade, como a Igreja Católica transferir padres de lugares e pagando ótimos advogados para “abafar” os casos. É um lindo filme de Jornalismo Investigativo, que nos faz (me faz, agora que sou Jornalista) acreditar que ainda é possível fazer Jornalismo sério e de qualidade no mundo.

Gostou da lista? Colocaria algum filme que gostou no lugar dos que listei? Deixe seu comentário, dê sua curtida no post e compartilhe nas redes sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s