Moana: Um mar de aventuras

Moana chegou aos cinemas brasileiros em janeiro e trouxe para as telas todo o colorido da Oceania. Moana é atraída pelo mar desde pequena, porém em sua vila é terminantemente proibido passar dos recifes. Como filha do chefe da aldeia ela tem responsabilidades a assumir e tenta fazer do jeito que os pais querem que ela faça. Porém, com a escassez de alimento e a deterioração da ilha, Moana decide partir para cumprir uma jornada épica: encontrar o semideus Maui e junto com ele devolver o coração de Te-Fiti, a deusa da criação.

MOANA - (Pictured) Grandma Tala and Moana. ©2016 Disney. All Rights Reserved.

Explorando questões de representatividade e identidade a Disney tem criado boas adaptações, que fogem do padrão comum esperado por ela. Após a ótima Zootopia no ano passado, agora temos Moana, que visualmente já está diferente, o design é mais real e menos estático e explora um ponto geográfico que é interessantíssimo. Questões da cultura do povo polinésio são exploradas sutilmente na animação, como suas raízes e seus costumes. As tatuagens representando momentos da vida, as danças e outras inserções que vão nos mostrando um pouco mais da história dos moradores dessa ilha.

moana-baby

Moana cresceu ouvindo lendas e mitos da sua vó, que conta sobre como Maui, um semideus, roubou o coração de Te-Fiti para também ter o poder da criação e que após isso uma escuridão está tomando conta do planeta, sugando tudo de bom e que o mundo só voltará ao normal após o coração ser devolvido ao seu lugar. Moana então parte nessa jornada para encontrar o seu lugar e restituir o lugar do seu povo no mundo. Do outro lado temos Maui, um semideus que roubou o coração de Te-Fiti e que se nega, a princípio, a embarcar nessa jornada com a Moana. Ele também é desconstruído ao longo da narrativa e precisa se encontrar no mundo. Temos uma inversão de papéis aqui, ele é o ajudante da Moana e não o contrário, apesar de ser um semideus e ter poderes com seu anzol mágico é Moana com sua determinação e vontade que persiste e mostra o caminho que eles precisam seguir.

maui

A forma como algumas tatuagens do Maui são representadas me lembrou muito da animação Hércules, quase como um conceito grego. Porém, a tatuagem maori, que são praticadas até hoje, eram realizadas como demonstração de força e nobreza dentro do clã e quanto mais tatuagens a pessoa tivesse maior era sua posição social, daí o corpo todo coberto de tatuagens do Maui. No Nerdcast 367  do Jovem Nerd, o Azaghal vai relatar sobre a sua tatuagem maori, realizada quando eles estavam na Nova Zelândia. Indicaram para ele um tatuador e chegando lá a pessoa falou que primeiro precisava ouvir a história da vida dele e depois decidiria se tatuaria ou não. Após ouvir e decidir que tatuaria, o tatuador sai para fazer o desenho que tem a ver com a vida do Azaghal, em nenhum momento é o tatuado que escolhe o desenho e isso é demonstrado com o Maui na animação e eu achei maravilhoso esse pequeno pedaço da tradição do povo maori. Apesar disso, houve críticas por parte da Polinésia pela representação estereotipada do Maui, devido ao sobrepeso, e em relação sua personalidade egoísta e não condizente com as lendas, para dar mais destaque a Moana, além de apropriação cultural. Essas críticas são relevantes e precisam ser incorporadas pela Disney para seus próximos projetos, retratar fielmente uma cultura não é fácil nem simples, mas é imprescindível que se alcance um equilíbrio entre o real e a história para esses casos. Afinal, é dessa forma que o resto do mundo está conhecendo o lugar, o povo e os costumes.

Contando com uma trilha sonora belíssima, como quase todos os filmes da Disney, é um filme que garante diversão para todas as idades e inspira visualmente e narrativamente.

Se você gostou do post não esqueça de curtir, comentar e compartilhar:)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s