TouchDown: Curtindo o Super Bowl 2017

O Super Bowl é mais que uma final de campeonato, é um espetáculo. É o maior evento esportivo americano, todos param para ver o Super Bowl. Possui o intervalo mais caro da tv americana e apesar de ser a final de um campeonato nacional, fica atrás apenas de eventos como a Final da Champions League e Copa do Mundo em relação a audiência e engajamento. No Brasil o esporte tem ganhado espaço e a popularidade vem crescendo, canais como ESPN e Esporte Interativo transmitem a liga inteira e o Super Bowl também vai para os cinemas, assim como a Final da Champions. Desde o começo do mês passado que os ingressos estão esgotados na maioria das salas. A narração dos cinemas fica por conta do Rômulo Mendonça, o do “Aqui não queridinha”, que fez um tremendo sucesso narrando o vôlei nas Olimpíadas, mas que já narrava NFL (National Football League) há tempos. Os comentários são de Paulo Mancha, também conhecido por palestras sobre o futebol americano e é comentarista em jogos desde 2006, ambos são da equipe da ESPN.

linha-de-scrimmage

A Liga

A NFL é formada por 32 times, divididos em 2 conferências: AFC – American Football Conference e NFC – National Football Conference. Dentro de cada conferência os times são divididos em 4 divisões: Sul, Norte, Leste e Oeste. Então temos 4 times por divisão e 16 times por conferência. Por temporada regular o time faz 16 jogos, tabelados assim: 2 jogos com os times da sua própria divisão, um em casa e um fora, totalizando 6 jogos; 4 jogos com os times de outra divisão da mesma conferência, respeitando uma rotatividade de três anos, ou seja, cada ano é uma divisão diferente; 4 jogos contra uma divisão da outra conferência, respeitando uma rotatividade de 4 anos e 2 jogos com o time da mesma conferência conforme classificação da temporada passada, enfrentando os times que tiveram a mesma posição de tabela. Após cumprirem essa temporada regular os 6 melhores times de cada conferência vão para os Playoffs, que são disputados em jogos únicos. Os dois melhores times de cada conferência já vão para as “semi-finais” da conferência automaticamente. O Super Bowl  é a disputa do campeão da AFC contra o campeão da NFC.

Para ficar um pouco mais claro, vou colocar a tabela de jogos dos Panthers – NFC SUL (time que torço na NFL), e a tabela dos Playoffs.

tabela-panthers

Jogos:

NFC SUL  (dois jogos contra os times da mesma divisão)

  • Buccaners
  • Falcons
  • Saints

AFC OESTE (jogos contra os times da outra conferência)

  • Charges
  • Raiders
  • Chiefs
  • Broncos

NFC OESTE (jogos contra os times da outra divisão da mesma conferência)

  • Rams
  • Cardinals
  • 49ers
  • Seahawks

NFC – (times com a mesma posição, da mesma conferência,  na temporada passada)

  • Vikings – NFC NORTE
  • Red Skins – NFC LESTE
playoffs-2017
Tabela dos Playoffs – Temporada 2016/ 2017

O Jogo

Uma equipe de futebol americano pode ter até 53 jogadores, eles são divididos em times: time de ataque, time de defesa e time de especialistas. No futebol americano você tem que chegar na endzone, no final do campo adversário, cada vez que isso acontece é marcado um Touchdown, que vale 6 pontos, dando direito a fazer um extra point, um chute que se entrar entre as traves adversárias é anotado mais 1 ponto, ou uma conversão de dois pontos, em que você tenta entrar na endzone mais uma vez, porém você tem só uma chance, se conseguir é anotado mais 2 pontos. Toda vez que um time está atacando ele tem quatro descidas, ou seja, quatro tentativas de ultrapassar 10 jardas no campo, caso isso não aconteça a posse de bola vai para o outro time. Geralmente a quarta chance é utilizada para fazer um punt, jogada em que você dá um chute para frente, na intenção de deixar o outro time o mais longe possível da sua endzone, ou se estiver perto o suficiente é tentado um field goal, um chute para a bola passar entre as traves adversárias que vale 3 pontos. O campo de futebol americano tem 100 jardas e o jogo é dividido em 4 tempos de 15 mins cada, porém como não é um jogo em que o cronômetro passa corrido, os times podem pedir tempo e dependendo das jogadas o cronômetro para, os jogos duram mais do que 1h, chegando em média 3hrs de duração.

O Duelo dos Quaterbacks: Tom Brady x Matt Ryan

tom-e-matt

Quaterback é uma posição de extrema importância dentro do time, são eles que vão repassar as jogadas que serão feitas e são responsáveis por distribuir o jogo. Todas as bolas ofensivas passam pelas suas mãos e muitas vitórias e derrotas são ligadas diretamente a esses jogadores. Tom Brady que é bem conhecido aqui no Brasil, por ser marido da Gisele Bündchen, é um dos melhores quaterbacks em atividade, bastante vitorioso, já disputou 6 vezes o Super Bowl e ganhou 4, alcançando recordes da liga. O começo da sua carreira foi conturbarda, demorou para receber um bolsa de estudos de uma grande Universidade pelo esporte, por fim recebeu a proposta da Universidade de Michigan, mas lá amargou a reserva por um bom tempo e chegou a ser o sétimo quaterback do time. Quando veio para a liga profissional demorou para ser escolhido, sendo selecionado para os Patriots quase na última oportunidade de seleção. Essa constante luta pela vaga fez com que Brady seja extremamente competitivo e hoje, com 39 anos, 17 anos jogando pelos Patriots, ele pode quebrar mais um recorde, ser o único quaterback com 5 títulos de Super Bowl. Do outro lado temos Matt Ryan, jogou pela Universidade de Boston, foi escolhido como primeira opção quando veio para a liga profissional e  desde 2008 ocupa a posição de quaterback titular dos Falcons. Apelidado de Matt Ice, homem de gelo, é conhecido pela sua frieza dentro de campo e por seus acertos em passes de média e longa distância, mas está carregando o “fardo” de levar o time a ganhar seu primeiro Super Bowl.

Superbowl LI – Atlanta Falcons x New England Patriots

patriots-x-falcons

Com campanhas expressivas e bons jogos em suas respectivas finais de conferência, Patriots x Falcons vão trazer um jogo emocionante colocando frente a frente a melhor defesa, Patriots, contra o melhor ataque, Falcons. A campanha dos Falcons para os Playoffs contou com 12 vitórias e 5 derrotas, enquanto os Patriots tiveram 14 vitórias e 2 derrotas. Mais um ponto para apimentar o jogo é que a última vez que os Falcons ganharam dos Patriots o quaterback atual dos Falcons, Matt Ryan, tinha 13 anos, ele tem 31 anos agora. As estratégias consistem em pressionar os quaterbacks adversários e errar o mínimo possível. Será um jogo para entrar para a história, independente do vencedor. O jogo vai acontecer no domingo, 05/02, às 21h30 horário de Brasília, em Houston, Texas.

O Show do Intervalo – Lady Gaga

lady-gaga

Os shows no intervalo do Super Bowl passaram a acontecer somente em 1993, no Super Bowl XXVII, como uma forma de manter as pessoas ligadas no intervalo, essa foi um estratégia para não perder telespectadores para outros canais no intervalo do jogo. E o primeiro show foi de ninguém menos que Michael Jackson, com um sucesso estrondoso, marcando a tradição de trazer músicos para cantar no half time, o intervalo do segundo para o terceiro quarto do jogo. Após cantar o hino dos EUA no Super Bowl do ano passado, Lady Gaga chega para quebrar tudo no intervalo desse ano. Muitas pessoas são atraídas pelos shows e por causa da audiência mundial que o evento alcança é um grande prestígio fazer o show do intervalo. Ano passado o show ficou por conta da Beyoncé, Coldplay e Bruno Mars.

Indicações

Se você ainda não está convencido de acompanhar o Super Bowl, aqui vai algumas indicações para você entender mais sobre o jogo e conhecer um pouco mais sobre a rotina e vivência dos jogadores. Começando pelo guia que a ESPN disponibilizou sobre o esporte, com a história e as regras, que você pode conferir aqui. Agora a indicação de um filme e uma série:

Um sonho possível

O filme que ganhou o Oscar por melhor atriz com a Sandra Bullock em 2010 conta a história do Michael Oher, um jogador de futebol americano. Oher que estava passando por sérios problemas com a sua família acaba sendo adotado pela família Tuohy, uma família que é completamente apaixonada por futebol americano. O irmão mais novo Sean Jr. passa a ensinar Mike a jogar o esporte, que começa a praticá-lo na escola e ganha uma bolsa de estudos na Universidade de Mississipi pelo esporte. Oher é um offensive tackle, ele faz parte da linha de jogadores que ficam na frente do quarteback impedindo que o time adversário passe. Ele jogou de 2009 a 2013 pelos Ravens, 2014 pelos Titans e desde 2015 ele é jogador dos Panthers. Sua mãe adotiva, interpretada pela Sandra Bullock, foi fundamental na sua carreira e o filme retrata bem isso.

Last chance U

Uma série da Netflix que retrata o cotidiano de jogadores na Universidade Comunitária de Mississippi na tentativa de voltarem para grandes universidades e terem a oportunidade de chegarem na liga profissional. São rapazes com problemas de comportamento que são estimulados a jogarem futebol e são ajudados no âmbito pessoal e acadêmico para conseguirem um futuro melhor. Com seis episódios em formato documental a série conta sobre esse Programa da Universidade de Mississipi, que já ganhou prêmios e possue ex-alunos na liga profissional, transmitindo o quanto o esporte faz diferença na vida das pessoas.

Essa são algumas dicas e indicações para quem quer saber mais sobre o esporte e curtir nesse domingo o Super Bowl LI com show da Lady Gaga. Se você gostou do post não esqueça de curtir, comentar e compartilhar:)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s