A senha de hoje é: O Castelo completa 1 mês!

O Cultura e Ponto Final visitou a exposição Rá-Tim-Bum, O Castelo e traz os detalhes desse primeiro mês de estadia no Memorial da América Latina.

“Dá até pra sentir toda uma infância voltando à tona. Minha mãe muda a TV para o Canal 2, sempre perto da hora da janta, e vejo uma invenção maluca, que lembra um robô, colocar uma bandeirinha tremulante no topo de um castelo que é construído do zero na abertura do programa.

Me imagino dentro do Castelo, fico de castigo por imitar o Nino (protagonista) falando droga toda hora, vou em duas peças de teatro castelísticas, imploro pro meu pai comprar o jornal de domingo que vem com o VHS dos episódios que já sei de cor e salteado, canto as músicas acompanhando o CD com a trilha sonora que, milagrosamente, ainda funciona mais de 20 anos depois.

Vinte anos depois… como o tempo passa rápido. Parece que a infância foi um lampejo tão curto que faz marejar os olhos só de saber que um pedacinho dela volta para sua vida… vinte anos depois. “

Ôh infância… dá até vontade de ficar nessa crônica-nostalgia o post inteiro ;D Mas, vamos ao que interessa.

Depois de ficar seis meses no Museu da Imagem e do Som (MIS), de julho de 2014 à janeiro de 2015, a exposição em homenagem ao programa da TV Cultura, Castelo Rá-Tim-Bum, volta para mais uma edição sediada, desta vez, no Memorial da América Latina.

Em cartaz desde 31 de março, a grande sacada de Rá-Tim-Bum, O Castelo foi a montagem da fachada em tamanho real (15 metros de altura!), que pode ser fotografada por qualquer visitante do Memorial.

DSC06104
Foto: Caroline Sampaio Rossetti

Antes de entrar na exposição, o visitante tem a oportunidade de tirar foto com o Porteiro. Aliás, as fotos são liberadas durante o passeio (com tanto que você não atrapalhe a experiência do amiguinho que está do lado).

DSC06117
Foto: Caroline Sampaio Rossetti

Logo no hall de entrada da exposição, pode-se conferir o boneco original do Porteiro, além da maquete original do Castelo, utilizada para fazer a abertura do programa. (Foca na riqueza de detalhes sem tamanho!).

Design sem nome
Fotos: Caroline Sampaio Rossetti

O primeiro ambiente da Rá-Tim-Bum, O Castelo foi especialmente montado para essa edição. Dedicado à jornalista (mais rosa e toda trabalhada na pelúcia), o espaço faz referência ao Episódio 76 – Gravidez (assista aqui) em que Penélope dá a luz a primeira filha.

DSC06123
Foto: Caroline Sampaio Rossetti

Segue-se, então, a sala com a linha do tempo dos programas educativos da TV Cultura, vídeos de abertura do Castelo e recortes de jornais. E continua com o corredor flutuante do Etevaldo, figurinos originais do Pedro, Zeca e Biba, seguido do Telekid com os roteiros retirados do acervo pessoal de Marcelo Tas. Ainda, o espaço com cartas enviadas à TV (algumas até pedindo para não vender o Castelo para o Dr. Abobrinha) e o espaço Quem Faz a Magia Acontecer, com depoimento dos atores, roteiristas e criadores do programa.

DSC06127

Castelo
Fotos: Caroline Sampaio Rossetti. Figurinos da esquerda para a direita: Telekid, Biba, Pedro, Zeca, Etevaldo 

Os próximos são os dutos do Castelo, com Mau e Godofredo, uma área externa com o figurino do Dr. Abobrinha, e o laboratório do Tíbio e Perônio (destaque para o microscópio que mostra a sala em tempo real).

Castelo (1)
Fotos: Caroline Sampaio Rossetti. Esquerda: figurinos Tíbio e Perônio. Direita de cima para baixo: bonecos Mau e Godofredo. figurino Dr. Abobrinha
DSC06145
Foto: Caroline Sampaio Rossetti. Microscópio com visão do laboratório do Tíbio e Perônio

Na sequência, chegamos à sala da Pianola e logo somos recepcionados por uma projeção do Nino ao lado do Relógio. (Essa é uma das salas mais muvucadas. Tenha paciência e entre na singela fila para tirar uma foto na Pianola). Junto, também entramos na sala da lareira e na oficina do Dr. Victor.

Castelo (2)
Foto: Caroline Sampaio Rossetti. Em cima: Nino e Relógio, sala da Pianola. Em baixo: sala da lareira, oficina do Dr. Victor, figurino do Dr. Victor

A Biblioteca com o Gato Pintado, o ninho dos Passarinhos (e a foto típica dentro das cascas dos ovos), o lustre das Fadinhas, a lavanderia com os trajes da Caipora, a cozinha, e ambientes dedicados ao Bongô e o Ratinho recriam todo o cenário do Castelo com uma fidelidade impecável.

Castelo (3)
Fotos: Caroline Sampaio Rossetti. Da esquerda pra direita: Biblioteca, Gato Pintado
Castelo (4)
Fotos: Caroline Sampaio Rossetti. Da esquerda para direita, de cima para baixo: Ninho dos passarinhos, figurino da Caipora, banheira do Ratinho, lustre das Fadinhas, cozinha do Castelo, figurino do Bongô.

O último espaço é o coração do Castelo, composto pela Sala com a árvore da Celeste, escada que leva ao quarto da Morgana (com caldeirão, vassoura, que meche sozinha, e boneco da Adelaide) e quarto do Nino.

Castelo (5)
Fotos: Caroline Sampaio Rossetti. A sala do Castelo
Castelo (6)
Fotos: Caroline Sampaio Rossetti. Figurino e quarto da Morgana
Castelo (7)
Fotos: Caroline Sampaio Rossetti. Quarto do NIno e figurino

Em resumo, Rá-Tim-Bum, O Castelo é uma ótima oportunidade para quem não conseguiu ir na exposição montada no MIS. Para quem está retornando ao Castelo, com certeza vai reviver essa linda nostalgia, mesmo percebendo algumas alterações feitas na mudança para o Memorial (incluindo restrições que não existiam, como a porta do quarto do Nino não girar :/).

Ahhh…. antes de ir embora, passe na lojinha montada na saída do Castelo para levar uma lembrancinha original da exposição.

DSC06183
Foto: Caroline Sampaio Rossetti. Lojinha com produtos oficiais da exposição Rá-Tim-Bum, O Castelo

Os ingressos para Rá-Tim-Bum, O Castelo podem ser adquiridos no site RaTimBumOCastelo ou na bilheteria do Memorial da América Latina. Lembrando que a venda de ingressos é realizada conforme a disponibilidade de dias e horários. A exposição está prevista para funcionar por três meses, até 30 de junho, com possibilidade de prorrogação.

Serviço

Rá-Tim-Bum, O Castelo

Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – São Paulo (próximo à estação Barra Funda do Metrô (Linha Vermelha) e da CPTM (Linhas 7 e 8)).

Funcionamento da Bilheteria: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h.

Ingressos online: http://www.ratimbumocastelo.com.br/

*6 ingressos por CPF (compra). Para maior quantidade online e visitas em grupo, entre em contato contato@totalplayer.com.br.

Preços: R$20 (inteira), R$10 (meia entrada)

*Crianças até 3 anos não pagam

Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 09h às 20h. Sábado, domingo e feriado, das 09h às 22h

*Verifique disponibilidade

Página do Evento no Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s