A matemática do sucesso de Ed Sheeran em ÷

Desde que 2017 começou, somente um nome despontou no topo dos charts musicais: Ed Sheeran. O britânico começou o ano com tudo, lançando de cara duas músicas em janeiro: Castle on the Hill e Shape of You, essa última grande candidata a música do ano. As canções fazem parte do terceiro álbum de estúdio do ruivo, o ÷ (Divide), lançado em março e que já vendeu cerca de 4,3 milhões de cópias mundialmente. Sucesso absoluto e que agora ganha sua crítica aqui no Cultura.

÷ possui dezesseis faixas em sua versão deluxe e é uma verdadeira mistura dos dois primeiros álbuns de Ed: + (2011) e × (2014). O tom intimista do “+ (Plus) e o pop radiofônico do “×” (Multiply) estão presentes no “÷ de forma bem equilibrada, para agradar aos fãs de ambos os discos.

1. Eraser: a música que abre o “÷” é sensacional, uma das minhas favoritas. Ed se arrisca em um rap nos versos e canta nos refrões. É uma combinação muito boa, que unida ao violão torna a música uma das melhores do disco.

2. Castle on the Hill: relato da adolescência do cantor, Castle on the Hill tem uma melodia incrível e é um hit espontâneo por sua sinceridade e singularidade.

3. Dive: se fôssemos eleger a próxima Thinking Out Loud, Dive certamente seria a escolha mais óbvia. É uma puta canção romântica, digna de virar single e ganhar Grammy. Pra composição da música, Ed teve ajuda dos compositores Benny Blanco e Julia Michaels, que trabalharam no álbum Purpose do Justin Bieber.

“So don’t call me baby, unless you mean it. Don’t tell me you need me, if you don’t believe it. So let me know the truth, before I dive right into you.”

(Então não me chame de amor, se não for verdadeiro. Não me diga que precisa de mim, se não acredita nisso. Então me diga a verdade antes que eu mergulhe de cabeça em você.)

4. Shape of You: o hit do álbum. Shape of You é daquelas canções que assim que começa a tocar, o seu corpo reage imediatamente dançando. É um hit pronto; feito pra tocar nas baladas, no carro enquanto você está no trânsito, na sua casa, etc. A música ainda lembra muito outro hit, Cheap Thrills da Sia.

5. Perfect: a veia romântica de Ed aparece novamente em Perfect. A música é bem linda e tem um refrão bem forte e com grande potencial para estourar nas rádios.

6. Galway Girl: terceiro single do “÷“, Galway Girl tem toda a pegada do “ד. É bem radiofônica e pra variar, tem uma letra bem biográfica. Assim como Taylor Swift, Ed Sheeran sabe muito bem aproveitar suas histórias amorosas transformando-as em excelentes músicas. Além disso, há um toque “medieval” que deixa a música ainda mais gostosinha de se ouvir.

7. Happier: o Ed Sheeran do “+” aparece em Happier: intimista e com uma produção mais simples. O vocalista do OneRepublic, Ryan Tedder, assina a composição da faixa junto com Ed e Benny Blanco.

8. New Man: essa é daquelas músicas que você escuta e fala “hmm, ok”. É legalzinha e só. Não tem nada de especial, mas compõe bem a tracklist do disco.

9. Hearts Don’t Break Around Here: a nona música do “÷” é um deleite para os fãs do primeiro álbum de Ed. Uma música no melhor estilo Ed Sheeran de ser: voz, violão e melodia.

Foto: Greg Williams / site da Billboard.

10. What Do I Know?gosto bastante dessa faixa. Ed dá um show no violão (como sempre) e a música tem aquela “vibe” boa de amigos fazendo um som na praia.

11. How Would You Feel (Paean)essa canção é daquelas pra você se declarar pro crush. A letra é linda e tem todo o clima romântico by Ed Sheeran.

“How would you feel if I told you I loved you? It’s just something that I want to do. I’ll be taking my time, spending my life. Falling deeper in love with you. So tell me that you love me too.”

(Como você se sentiria se eu dissesse que te amo? É só uma coisa que eu quero fazerEstarei aproveitando meu tempo, passando a minha vida me apaixonando ainda mais por você. Então diga que você me ama também.)

12. Supermarket Flowersa música é super especial para Ed, pois fala sobre sua avó que morreu após a finalização do disco. Em entrevista à MTV, Ed contou que ao saber da morte de sua avó, sua reação foi pegar o violão e compor essa canção, que acabou entrando na tracklist final do “÷” como uma homenagem.

13. Barcelonaumas das mais gostosinhas do álbum sem dúvida é Barcelona. Aqui Ed só quer saber de dançar pelas ruas da cidade catalã com o seu amor (quem nunca?!).

14. Bibia Be Ye Yeparece até trilha sonora de Lilo & Stitch, mas é só uma música do Ed. O ritmo é legalzinho, mas é uma faixa só pra completar tracklist.

15. Nancy Mulliganinspirada na história de amor de seus avós, Nancy Mulligan é a música mais curiosa do álbum, principalmente pelo som tipicamente irlandês (algo bem incomum em músicas dos grandes astros pop). Ao Just Jared, Ed contou a história por trás : “Um era protestantes e de Belfast, e o outro era católico do sul da Irlanda. Eles ficaram noivos e ninguém foi contra o casamento deles, então pensei em escrever uma música sobre isso”.

16. Save Myselfa última canção do disco é aquela música bem melancólica que todo álbum pop precisa ter. É uma ótima faixa, bem introspectiva. O rapper inglês Labrinth colabora na composição e produção.

÷” reúne as duas facetas de Ed Sheeran: a de músico talentoso e introvertido mostrado em “+” com o popstar/hitmaker do “ד. Esse equilíbrio que o ruivo encontrou com “÷” é a chave para o sucesso do disco, pois Ed conseguiu manter o seu público cativo com as músicas mais introspectivas e conquistar novos fãs com os potenciais hits pop que o álbum possui.

Ed Sheeran já somou, multiplicou e agora vem dividindo tudo (SQN, já que Ed domina os charts atualmente com suas músicas). Nessa matemática do sucesso, o cantor se estabelece como um dos grandes vocalistas masculinos dessa geração. Tendo um alcance global, capaz de lotar arenas e estádios, e fazer todo mundo cantar os seus hits. “÷” é isso, a consolidação de Ed Sheeran como um grande astro pop.

Foto: Greg Williams / site da Atlantic Records.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s