#Conheça a menina de ouro, Clau

Se você é antenado nas novidades do cenário musical brasileiro, com certeza já ouviu esses versos: “Você diz que não, mas na hora da emoção. Pouca pausa e sensação. Se descobre, se liberta e vem cheia de tesão…“. Trata-se de uma das músicas mais populares de 2018, Pouca Pausa, da cantora gaúcha Clau com os grupos CortesiaDaCasa e Haikaiss. E é sobre essa moça talentosíssima que falaremos no #Conheça de hoje.

Ana Cláudia Scheffer Riffel, de 22 anos, conhecida hoje como Clau, nasceu em Passo Fundo, cidade do interior do Rio Grande do Sul. Clau começou a carreira aos 15 anos, quando passou a gravar vídeos no YouTube cantando músicas de diversos artistas, como Beyoncé, Frank Ocean, Alicia Keys, Bruno Mars, Criolo, Haikaiss, entre outros, mostrando um pouco da sua forte ligação com o R&B e o rap. Clau atingiu ótimas visualizações com seus covers, principalmente com Sozinho de Caetano Veloso, que ultrapassou a marca de 280 mil visualizações em seu canal.

Clau iniciou um projeto autoral em 2016 e lançou dois videoclipes: Nosso Lugar e Então Fala. Na época, ela assinava como Clau Riffel. Além disso, Clau é responsável pela composição de músicas como Overdose de Amor do grupo Pollo e Plano B do PrimeiraMente, faixa em que também canta. Com tamanha visibilidade, no final de 2016, a cantora assinou contrato com a Universal Music.

Em junho do ano passado, Clau lançou seu primeiro single com a Universal Music, Menina de Ouro. A música faz referência direta ao filme homônimo de 2004, vencedor de 4 Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Clint Eastwood), Melhor Atriz (Hilary Swank) e Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman). A canção foi escrita por Clau e Pedro Dash, que também produz a faixa ao lado de Marcelinho Ferraz. Pedro e Marcelinho são da Head Media, uma produtora que assina trabalhos de diversos artistas como Projota, Charlie Brown Jr., Anitta, Emicida, Jão, Rouge e outros. Clau traz algo um pouco raro no Brasil, que é fazer rap e cantar muito bem ao mesmo tempo. O único nome nacional com perfil semelhante que me vem à cabeça é o de Negra Li. No videoclipe, Clau arrasa na coreografia, nas cores e na atitude.

Ainda em junho de 2017, Clau lançou mais um single: Não. Novamente com o selo Head Media assinando a produção. No final do ano passado, ninguém menos que a poderosa Anitta passou a empresariar a carreira de Clau. Em janeiro, a cantora divulgou o seu primeiro EP, o #Relaxa, que além de Menina de Ouro e Não, trouxe outras três canções: IntroRelaxa Me Sentir, que tem participação do cantor Luccas Carlos. Com uma pegada mais pop, Relaxa teve uma repercussão melhor do que as primeiras músicas de Clau e ganhou um clipe super produzido, que se aproveita do contexto do videoclipe de A Noite Toda do Micael, que também era empresariado por Anitta.

Relaxa era até então o maior sucesso de Clau, até que em junho, a cantora chamou os coletivos de hip-hop CortesiaDaCasa e Haikaiss para o single Pouca Pausa. Escrita por Clau, Pedro Qualy, Philipe Tangi, Renato Sheik, SPVIC e NeoBeats – que é o produtor da faixa – Pouca Pausa foi um sucesso instantâneo. Com um refrão chiclete e uma batida envolvente, a música alcançou o topo da parada Viral Brasil do Spotify, entrou entre as 30 mais na Viral Global e conseguiu seu primeiro top 10 nas 50 músicas mais ouvidas do Brasil. Atualmente, a faixa está em 8º lugar, na frente de músicas de Marília Mendonça, Pabllo Vittar, Ludmilla e outros. O videoclipe conta com mais de 16,7 milhões de visualizações no YouTube.

Tive a oportunidade de assistir de pertinho a um pocket show da cantora no ano passado. Até então, nunca tinha ouvido falar ou escutado uma canção de Clau. Foi paixão à primeira vista. Com uma excelente presença de palco, ótimos vocais e com uma coreografia bem feita, conheci o trabalho de Clau e fiquei deslumbrado. Ali conheci a “menina de ouro”, que hoje é uma das grandes promessas da música brasileira. Com fortes influências da black music, do soul e flertando com o pop, Clau mostra que é muito mais do que um rostinho bonito. É uma excelente cantora, compositora, dançarina e com enorme potencial de produzir mais e mais sucessos. Ansioso pelos próximos passos e trabalhos de Clau.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s