‘Aquaman’ traz o equilíbrio perfeito de ação e humor em um épico subaquático

Aquaman está entre nós. A nova produção da Warner Bros. Pictures baseada nos quadrinhos da DC Comics faz sua grande estreia solo nos cinemas, após rápida aparição no polêmico Batman vs. Superman e ser um dos protagonistas em Liga da Justiça. No longa, Jason Momoa volta a interpretar Arthur Curry/Aquaman, um metahumano que nasceu do casamento entre o humano Tom Curry (Temuera Morrison) e a atlante Atlanna (Nicole Kidman), rainha de Atlântida. Com seu irmão Orm (Patrick Wilson), que deseja se tornar o Mestre dos Oceano, ameaçando outros reinos aquáticos e o mundo humano, Aquaman precisa desafiá-lo ao trono para estabelecer a paz e evitar uma guerra.

Assim como Mulher-Maravilha, o filme faz um breve resumo da origem do personagem, mostrando o crescimento de seus poderes, assim como o treinamento atlante que teve com Vulko (Willem Dafoe). O primeiro ato foca muito no desenvolvimento dos personagens, como os traumas e a prepotência de Aquaman, as motivações que levam Orm a querer acabar com o mundo humano, e principalmente as circunstâncias que colocam o vilão Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II) contra o heroi.

Os personagens, principalmente os vilões, são bem desenvolvidos durante a trama. Patrick Wilson entrega um perspicaz e imponente Orm, mas o destaque vai para Yahya Abdul-Mateen II que ganha muitos créditos ao incorporar o ótimo Arraia Negra. Momoa retorna ao papel do herói ainda mais badass, mas com muito mais humor e sarcasmo. Sem grandes recursos de atuação, o ator conquista o público pelo carisma. Amber Heard faz uma Mera poderosa e inteligente, mas sem grandes emoções. O relacionamento entre Aquaman e Mera é construído ao longo do filme e a química entre os dois personagens é boa e divertida. Os demais personagens de apoio como a Rainha Atlanna, vivida pela ótima Nicole Kidman; Vulko, intepretado por Willem Dafoe; Rei Nereus do astro Dolph Lundgren; e Tom Curry de Temuera Morrison, possuem bons momentos dentro do filme.

Embora simplista e previsível, o roteiro é equilibrado e tem um bom ritmo. A ação com pitadas de humor nos momentos certos dão ao filme uma leveza que não tivemos em outros longas da DC. Por falar em ação, as coreografias de lutas aquáticas são excelentes e mostram toda a força e potencial destrutivo dos atlantes. A cena de perseguição na Itália, quase em plano sequência, é sensacional. Com boa parte do filme se passando debaixo d’água, o excesso de CGI era inevitável. Embora incomode em algumas cenas – principalmente a da batalha entre Orm e Aquaman mostrada nos trailers – os efeitos visuais do longa, em geral, são bem executados. Não é todo dia que temos pessoas montadas em tubarões, cavalos marinhos e outras criaturas marinhas.

Aquaman do diretor James Wan quebra com toda a zoeira que sempre existiu em torno do herói devido ao desenho clássico Super Amigos (1973), no qual o Rei de Atlântida montava em golfinhos e falava com os peixes. Essa imagem foi totalmente invertida com o longa. Momoa aparece com o uniforme clássico e faz coisas absurdamente incríveis que nem o fã mais otimista sonharia. Wan acerta ao dar um tom de aventura ao longa e acerta ainda mais quando transforma o filme, principalmente no clímax, em um épico subaquático.

Aquaman é sem dúvidas um dos melhores filmes já feitos pela DC. O longa diverte, entretém, conta com bons personagens, uma história bem amarrada e entrega diversos fan-services que nos deixam nostálgicos e com os olhos brilhando. Ainda tem uma cena pós-créditos que deixa em aberto para uma futura sequência. Após o fracasso de Liga da Justiça, o filme mostra que nem tudo está perdido para a Warner/DC e que o estúdio pode navegar em águas mais tranquilas daqui pra frente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s