Avril Lavigne canta sobre superação, amor e fé em ‘Head Above Water’

Após seis anos sem lançar um disco, a canadense Avril Lavigne está de volta com Head Above Water, seu sexto álbum de estúdio e sucessor de Avril Lavigne (2013). A demora para o material tem uma justificativa: em 2014, a cantora de 34 anos foi diagnosticada com Síndrome de Lyme, uma infecção rara causada por uma bactéria e transmitida por carrapatos. A doença causa dores na cabeça, nos músculos e nas articulações, além de manchas vermelhas na pele. Desde então, a cantora se ausentou dos holofotes para tratar da doença. Em uma carta divulgada aos fãs no ano passado, Avril revelou que escreveu as músicas do álbum na cama durante “momentos mais assustadores” de sua vida. “Eu tinha aceitado morrer e conseguia sentir meu corpo se desligando. E sentia como se estivesse me afogando. Era como se eu estivesse mergulhada na água e precisasse emergir para respirar”, contou. O disco é reflexo dessa luta da cantora contra a doença, além do término de seu casamento com Chad Kroeger, vocalista do Nickelback, em 2015.

A faixa título retrata exatamente a batalha da cantora pela vida. Head Above Water é uma súplica a Deus para que Avril não sucumba à doença. É uma música de fé, que guia a maior parte das faixas do disco. A canção foi a primeira a ser escrita por Avril durante o processo do disco e traz o ex-marido, Chad Kroeger, creditado entre os produtores. Outra canção que fala diretamente da luta da cantora contra a doença é Warrior, uma música do disco. A faixa fala sobre Avril ser uma guerreira, uma sobrevivente, que lutou pela própria vida todos os dias e que isso a tornou mais forte do que nunca. É uma música forte, cheia de alma e honestidade, assim com Head Above Water e é composta por Avril, Chad Kroeger e Travis Clark. Já It Was In Me traz uma reflexão sobre se encontrar. Na música, Avril está em busca do amor e da felicidade. Enquanto surgem diversas respostas de outras pessoas e lugares, ela descobre que esses sentimentos já vivem estão dentro de si e o que faltava para encontrá-los era um pouco de fé.

Além da luta contra a doença, Avril também canta sobre relacionamentos tóxicos. Uma dessas músicas com esse tema é I Feel In Love With The Devil. Na faixa, a cantora descreve uma relação tóxica na qual mantinha enquanto sofria de doença de Lyme. Ela se apaixona por uma pessoa que só trouxe problemas para sua vida. A música é uma das melhores do álbum e os vocais de Avril estão perfeitos. Em Birdie, Avril mantém os vocais em alto nível e canta sobre um relacionamento no qual ela se sentia presa em uma jaula, mas que conseguiu “voar” para longe a tempo. Outra que fala diretamente de uma relação tóxica é Tell Me It’s Over, segundo single de trabalho. A música é sobre viver em um ciclo vicioso, que independentemente das brigas e sofrimentos, você acaba voltando para esse relacionamento, mesmo sabendo que ele não é saudável. A música também marca o flerte da cantora com a soul music e o resultado é impressionante. A voz de Avril casa perfeitamente no estilo e engrandece ainda mais a faixa.

Mas nem só de amores ruins vive Avril Lavigne e ela canta sobre casos que deram certo ou podem dar em outras faixas, como a romântica Crush. Nela, Avril conta que está apaixonada por alguém e sente que pode dar certo, mas que ainda tem medo de que esse alguém possa machucá-la de alguma forma. Goddess mantém a vibe mais intimista na voz e violão, e fala sobre baixar a guarda e ficar vulnerável para amar de novo, pois ela confia e está segura com o seu amado. Uma canção maravilhosa e gostosa de ouvir é Love Me Insane. Com estalos de dedos (que sempre funcionam), Avril fala sobre se arriscar a se apaixonar novamente, dando uma oportunidade de amar.

Em Souvenir, Avril coloca sua alma juvenil pra fora novamente e fala sobre um romance de verão que está chegando ao fim. A música foi escrita pela cantora e por Lauren Christy, que escreveu outras três faixas do disco. Bigger Wow é uma música super positiva, que fala sobre não desistir dos seus sonhos. E se você não está conseguindo o que deseja e merece, corra atrás desse objetivo até consegui-lo. A música mais alegre e que lembra os trabalhos anteriores de Avril é Dumb Blonde, que traz o único “feat” do disco, com rapper Nicki Minaj que teve seus versos adicionados duas semanas antes do lançamento do álbum. Composta por Avril, Mitch Allan (que já trabalhou com Demi Lovato e Kelly Clarkson) e Bonnie McKee (responsável por hits da Katy Perry e Britney Spears), Dumb Blonde é sobre quebrar o estereótipo da “loira burra” e mostrar quem é que manda. Apesar de divertida e lembrar a Avril da era The Best Damn Thing (2007), a música é a mais deslocada dentro do álbum. Ela não se encaixa dentro do que foi apresentado nas outras 11 faixas e parece ser uma tentativa de ser uma Girlfriend 2.0.

Head Above Water por toda a história que o inspirou é de longe o álbum mais introspectivo e pessoal da carreira de Avril Lavigne. A canadense deixa de lado o pop rock que a popularizou e se arrisca em um som novo em sua discografia, no qual se sai muito bem. Se analisarmos os demais trabalhos de Avril, Head Above Water está mais próximo do que foi o Goodbye Lullaby (2011), ou seja, um álbum mais tranquilo e com mais baladas românticas. Embora comparações não se encaixem, afinal cada material é único e foi lançado em contextos diferentes.

Head Above Water é um álbum de fé, sobre não desistir da vida, do amor e si mesmo. Avril expõe todos os seus sentimentos que teve nesse período de trevas em sua vida e os transforma em música. Músicas para superar seus medos, para se fortalecer e acreditar que tudo ficará bem. Head Above Water é um álbum coeso e divisor de águas na carreira da canadense, pois traz finalmente uma Avril mais madura musicalmente (algo que sempre foi cobrado da cantora), deixando de lado o pop rock teen que a fez ser conhecida mundialmente. É sem dúvidas um dos melhores discos de 2019 lançados até o momento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s