‘Aladdin’ faz adaptação moderna e divertida do clássico

O Walt Disney Studios vem lançando filmes live-action (com atores) para suas animações clássicas, como Malévola, A Bela e a Fera, Dumbo e etc. A mais nova adaptação a chegar às telonas é Aladdin. O filme adapta o longa de 1992 e acompanha o jovem ladrão Aladdin (Mena Massoud) que após descobrir uma lâmpada mágica com um Gênio (Will Smith) que pode lhe conceder três desejos, tenta conquistar a princesa Jasmine (Naomi Scott) do reino de Agrabah.

Dirigido pelo cineasta Guy Ritchie, o live-action segue a maior parte do enredo do longa original, inserindo novos elementos a trama. O primeiro deles é o narrador. Na animação, quem narra a história é um mercadante. Aqui, quem o faz é o próprio Gênio de Will Smith. Outro ponto é a criação de dois novos personagens que não existem na animação: o Príncipe Anders (Billy Magnussen), que é um dos candidatos a se casar com Jasmine; e a “assistente” pessoal da princesa, Dalia (Nasim Pedrad).

A trilha sonora, elemento importantíssimo na animação, é fiel ao original. Destaques para A Whole New World e Friend Like Me. Além disso, a Disney inseriu uma canção inédita interpretada por Jasmine em um fato novo no filme. Speechless entra em um momento crucial do longa e é uma música que enriquece ainda mais a história de Jasmine, que nesse longa está ainda mais empoderada.

Imagem: The Mary Sue

Por falar nisso, Naomi Scott é uma grata surpresa no filme. A atriz entrega uma Jasmine fiel ao original com alguns toques mais feministas. Mena Massoud também faz um bom Aladdin, embora não seja tão carismático quanto o da animação. Carisma quem tem mesmo é Will Smith. Muito criticado pelo seu visual de Gênio, o ator e cantor está excelente no papel. Um de seus melhores personagens em anos. Com todos os efeitos funcionando maravilhosamente bem, Smith entrega o Gênio perfeito: divertido, irônico e super carismático. A assistente pessoal da princesa, Dalia, é uma ótima adição ao elenco e rouba algumas cenas.

Imagem: The National

O vilão Jafar, interpretado por Marwan Kenzari, sofre mudanças significativas. A primeira é a idade. O conselheiro do Sultão (Navid Negahban), é nitidamente mais novo em relação a animação. E além disso, nos é contado um pouco do passado do vilão. A sensação é de que Jafar poderia e deveria ser mais grandioso, assim como é na animação. Aqui o papagaio Iago (voz de Alan Tudyk) serve mais como reprodutor de algumas falas do que um grande e astuto ajudante de Jafar como ocorre na animação. Por falar em fiel escudeiro, o macaco Abu de Aladdin é sensacional. Tão divertido quanto o original.

Visualmente, Aladdin é lindo. As cores sobressaltam a tela e nos trazem toda uma nostalgia do longa de 1992. As cenas na caverna, de Aladdin e Jasmine voando com o tapete, e o clímax são as minhas favoritas e aqui são bem dirigidas. Os efeitos especiais estão dentro dos conformes, embora seja um ponto que poderia ter sido mais aprimorado. O roteiro, como disse anteriormente, segue maior parte do original e insere novas cenas. Essas cenas são bem encaixadas, mostrando certa ousadia em não só adaptar ou reproduzir o roteiro da animação em sua totalidade, mas também mostrar novidades e explorar ainda mais a história de outras formas.

Na dublagem nacional, Daniel Garcia conhecido popularmente como a drag queen Gloria Groove dá voz à Aladdin; Lara Suleiman dubla Jasmine e Márcio Simões, veterano do ramo da dublagem, volta a emprestar sua voz ao Gênio – ele dublou a animação clássica. Simões também é conhecido por dublagens para outros filmes do Will Smith, então é o cara perfeito para dublagem.

Aladdin de Guy Ritchie é um bom filme. O longa conquista pela nostalgia, carisma dos personagens/atores, canções clássicas bem interpretadas e adaptadas, além do ótimo visual. Guy Ritchie consegue captar a essência da animação e criar um filme moderno, divertido e inovador em certos momentos. Das adaptações de histórias clássicas da Disney feitas nos cinemas, Aladdin com certeza é uma das melhores até o momento.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s