‘Aves de Rapina’ é divertido, escrachado e exala feminismo por si só

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa é o mais novo lançamento da Warner Bros. Pictures com a DC Films. Dirigido pela cineasta Cathy Yan, o longa acompanha Arlequina (Margot Robbie) em sua busca por emancipação após se separar do Coringa. Um diamante roubado do insano Roman Sionis/Máscara Negra (Ewan McGregor) coloca a anti-heroína nos caminhos de Dinah Lance/Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell), Helena Bertinelli/Caçadora (Mary Elizabeth Winstead), Renee Montoya (Rosie Perez) e da jovem Cassandra Cain (Ella Jay Basco), que se unem para acabar a ameaça.

Todo o primeiro ato do filme se encarrega de estabelecer a emancipação da protagonista e apresentar as personagens. Por isso, vemos muito de Arlequina, que está mais insana, divertida e fantástica do que nunca. Sem a proteção do Coringa, todas as pessoas que ela já ferrou na vida começam a tentar matá-la. Com isso, temos muita correria e cenas de ação a todo momento. Com direito a quebra da quarta parede à lá Deadpool, a personagem de Margot Robbie esbanja simpatia e conquista pelo jeito louco e único de conduzir os problemas. Aliás, conseguimos notar em tela o amor e o quão Margot se entrega à personagem. Ao conhecer Cassandra Cain, Arlequina ganha contornos que a humanizam de uma forma única. A química entre as duas é uma das coisas que mais funcionam na trama. Conhecemos pouco sobre a história de Cassandra, mas o roteiro deixa as explicações subentendidas.

Imagem: SuperHeroHype

Das demais personagens, destaco a Canário Negro que tem uma grande participação em todo o enredo, embora não adentremos ao seu passado. A personagem tem um certo tom misterioso; luta muito bem,obrigado; e ainda tem um grito supersônico. A policial Renee Montoya também ganha um espaço de destaque e tem sua história contada decentemente, assim como a de Helena Bertinelli, a Caçadora. Aliás, das três, Helena é a que tem sua trajetória mais bem exposta ao público. Apesar disso, a personalidade da personagem mostrada no filme não agrada tanto, pois diverge e muito da condição badass que somos apresentados.

Máscara Negra é provavelmente a melhor escolha para vilão do grupo. Com surtos repentinos e uma psicopatia aparente, o gangsta interpretado por Ewan McGregor é uma verdadeira ameaça em potencial a ser combatida. Com o capanga Victor Zsasz (Chris Messina) a tira colo, Máscara Negra se prova um bom vilão para introduzir o grupo feminino ao cinema.

Imagem: CBR

O roteiro de Christina Hodson é todo “manjado”, isto é, não traz nada o que já não esperávamos. No entanto, ele é todo funcional. Entrega uma aventura que diverte, com uma história coerente e recheada de boas referências. Aves de Rapina entrega sequências de ação de tirar o fôlego – é preciso dizer que há muito sangue e matança sem pudor no longa. Todas as lutas estão bem coreografadas e dá gosto de ver Arlequina e cia combatendo vilões. A trilha sonora, que é toda cantada por artistas femininas, ajuda e muito a embalar às cenas de ação. É um verdadeiro show à parte e traz nomes fortes como Halsey, Normani, Doja Cat e Kesha ao longo das quase duas horas de filme.

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa é divertido, escrachado, colorido e que exala feminismo por si só. Apesar de ser colorido, o longa consegue ser sem censura e pudor quando precisa ser. Mesmo com um roteiro óbvio, o filme consegue passar mensagens como a união entre mulheres e a luta contra a misoginia, sem soar forçado ou pedante. Tudo flui muito naturalmente e com uma leveza absurda, que te faz querer ver mais de tudo aquilo. Com ótimas personagens e um elenco entrosado, o filme tem tudo para se tornar uma franquia de sucesso se trabalhado adequadamente e desenvolvendo ainda mais todo esse universo do grupo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s